Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

Veridiana Scapelli/Folhapress
ilustração O Melhor de sãopaulo 2017 serviços

Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

Outra era "O Céu de São Paulo", que tinha o seguinte trecho: "A cor diferente / Do céu de São Paulo / Não é da garoa / É véu de fumaça / Que passa, que voa / Na guerra paulista / Das mil chaminés!"

As "mil chaminés" de Billy Blanco representavam a pujança da indústria. Pois as fábricas começaram a deixar a cidade de São Paulo justamente na década em que a "Sinfonia" foi composta.

Nos anos 1970, em busca de benefícios fiscais, as grandes indústrias passaram a trocar a capital por outras cidades do Estado, especialmente na Grande São Paulo.

Nessa transição, também pesou o preço dos terrenos, em geral mais baixo fora da maior metrópole do país.

Gradualmente, o setor de serviços passou a ocupar essa lacuna deixada pelas indústrias. Estabelecimentos que já existiam havia décadas —hospitais, maternidades, farmácias, lojas de departamentos, lojas de construção, escolas de idiomas, lavanderias, postos de gasolina— se fortaleceram com o passar dos anos.

Outras frentes se abriram graças ao avanço da tecnologia, como os aplicativos de banco e de transporte e os pedágios eletrônicos. As 11 áreas citadas e outras 21 fazem parte desta edição especial da sãopaulo, dedicada ao setor de serviços.

Ao longo das últimas quatro décadas, essa fatia da economia apresentou avanço no mercado paulistano.

Pesquisa da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de SP) mostra que o faturamento do setor cresceu 1,6% em março de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado. Em tempos de severa crise econômica, é um resultado surpreendente. Foram R$ 20,3 bilhões de faturamento, R$ 324 milhões acima do valor registrado em março de 2016.

"O crescimento da área de serviços em São Paulo tende a continuar. Os moradores precisam cada vez mais desses segmentos. Mas não só. Como polo econômico, a cidade atrai gente de todo o país", afirma Kelly Carvalho, assessora econômica da Fecomercio-SP. Entre as áreas que compõem esse universo dos serviços, a saúde particular é a que obteve alta mais expressiva. O faturamento subiu 13,3% nesse período.

"Muitas pessoas anteciparam as consultas médicas e os exames com receio de ficarem desempregadas em meio à recessão no país", avalia Kelly Carvalho.

A assessora econômica aponta ainda outros dois fatores para explicar o crescimento dos serviços de saúde privada. De acordo com ela, pesaram também os reajustes de preços nesse segmento ao longo dos últimos meses e a abertura de clínicas particulares voltadas ao atendimento da população mais pobre nos bairros periféricos.

ENSINO SUPERIOR

A Fecomercio-SP não é a única instituição que identifica essa ascensão do setor de serviços na economia paulistana. A Fundação Seade realizou pesquisa em 3.000 domicílios de 39 cidades da Grande São Paulo, abrangendo os três primeiros meses de 2017.

Levando em conta só a capital, o levantamento mostra que 63,2% do total de ocupados trabalham nesse setor. São 5,4 milhões de pessoas. Em 2011, considerando o mesmo período, o ramo foi responsável por 59%.

Nesse intervalo, sempre na cidade de São Paulo, a participação dos ocupados na indústria de transformação caiu de 15,4% para 11,3%. Na construção, houve um recuo de 6,7% para 5,8%. Além dos serviços, o comércio também registrou alta entre 2011 e 2017, segundo o levantamento da fundação. Mas a evolução foi menor: de 17,9% para 18,8%.

A presença maciça do ensino superior na capital paulista é um dos aspectos destacados por Alexandre Loloian, coordenador da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Seade, para explicar o vigor do filão dos serviços.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), existiam na cidade 147 instituições (universidades e faculdades) em 2013.

"Há formas de serviço mais sofisticadas, como as consultorias, que exigem bastante capacitação. Como reúne muitas universidades, São Paulo leva vantagem em relação a outros centros", afirma Loloian.

As músicas de Billy Blanco serviram como uma bem-sucedida síntese da economia e dos costumes da São Paulo do século 20.

A capital dos serviços, que se consolida neste início do século 21, aguarda uma nova sinfonia para homenageá-la.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade