Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

A Leroy Merlin e a C&C foram as empresas mais citadas na categoria "Loja de material de construção" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. As marcas tiveram cerca de 20% das menções.

O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

"Devido à mudança de comportamento do consumidor, as novas plataformas garantem praticidade, conforto e segurança na hora da compra", conta José Ventura, diretor-geral da C&C Casa e Construção.

A empresa é multiplataforma. Para comprar, o cliente pode ir a uma de suas 41 lojas espalhadas por Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, usar o telefone, a internet ou o sistema Retira Loja (a compra é feita pelo site e o cliente retira o produto em uma unidade). A meta é tornar o e-commerce, iniciado em 2001, a maior loja C&C.

Já o objetivo da Leroy Merlin não é menos ousada: oferecer 1 milhão de itens na internet para seus consumidores.

"Estamos disponibilizando o estoque de todas as nossas lojas no site, somos o primeiro varejista do Brasil a fazer isso", diz Paulo Santos Felippe José, diretor de Comunicação da Leroy Merlin Brasil.

Pelo sistema Clique e Retire, o produto obtido on-line também pode ser retirado na unidade mais próxima.

Neste ano, a empresa lançou um canal do YouTube chamado "Casa de Verdade", que tem como principal objetivo gerar um conteúdo prático e didático para quem quer mexer na casa com as próprias mãos.

A rede de origem francesa tem 41 lojas físicas em 11 Estados. Recentemente, inaugurou uma megaloja em Taubaté (SP) e planeja reconstruir e reinaugurar a maior unidade, na marginal do Tietê, até o final deste ano.

A Leroy Merlin foi lembrada por 41% dos moradores da zona oeste. "Tivemos a inauguração de uma nova loja na região, no Jaguaré", acrescenta José.

A C&C, por sua vez, teve na zona norte 28% das suas menções. Na região, há três grandes unidades, uma delas no shopping Lar Center. Para o público mais sofisticado, oferece, desde 2015, o conceito premium Xhara C&C, no shopping D&D. Especializada em produtos de luxo, a Xhara é destinada a atender clientes, arquitetos e designers de interiores.

Pela pesquisa, entrevistados que ganham mais de 20 salários mínimos representam 17%. Entre os que ganham de 10 a 20 salários mínimos, a marca foi citada por 25%.

Já a Leroy Merlin chegou a 30% tanto entre os que ganham de 10 a 20 salários mínimos quanto entre os que superam essa faixa de renda. Na classe A, atingiu 31%.

As expectativas para o setor de atuação das duas empresas são positivas. Apesar da retração de 8% registrada nas vendas nos últimos 12 meses, a crise já está dando lugar à recuperação. O primeiro quadrimestre de 2017 registrou aquecimento de 3% na comparação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

"O esperado é crescermos entre 3% e 3,5%, em 2017", afirma Claudio Elias Conz, presidente da Anamaco.

Leroy Merlin e C&C concordam e já percebem melhoras no movimento.

"Observamos progressão no número de clientes em todas as nossas lojas", comemora José, da Leroy Merlin.

Para José Ventura, da C&C, o setor é um dos primeiros a reagir quando a economia dá sinais de recuperação. "Nossa expectativa, com essa melhora, é crescer mais do que a média do mercado", reforça o executivo.

*

Leroy Merlin
Fundação: 1923, na França (no Brasil desde 1998)
Unidades: 41 no país
leroymerlin.com.br

C&C
Fundação: 2000
Unidades: 41 lojas C&C e 1 boutique Xhara C&C (19 delas na capital e na Grande São Paulo)
cec.com.br
xhara.com.br

*

Paulo Santos Felippe José, diretor de comunicação da Leroy Merlin Brasil

A cultura do "faça você mesmo" já é uma realidade?
Está na essência da marca. Chamamos de bricolagem e estimulamos os clientes a realizarem e materializem suas ideias com suas próprias mãos.

A empresa investe em ações de responsabilidade social e ambiental?
A rede tem mais de 3.000 produtos considerados sustentáveis, seja por sua produção, seja por sua utilização. Cada um deles tem informações do seu "atributo" no local de exposição.

José Ventura, diretor-geral da C&C Casa e Construção

A cultura do "faça você mesmo" já é uma realidade?
Está virando uma tendência forte no país, crescendo do Sul e do Sudeste para as demais regiões. É na internet, através das redes, da busca, e nas lojas, através de um bom atendimento, que as orientações são oferecidas.

A empresa investe em ações de responsabilidade social e ambiental?
A área de negócios tem a orientação para buscar produtos diferenciados, como os blocos de concreto feitos de maneira sustentável, sem gerar resíduos.

Publicidade
Publicidade
  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade