Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.
Depois de dois anos empatada com a Shell, a rede Ipiranga alcançou seu melhor desempenho na pesquisa Datafolha, com 37% das menções entre paulistanos das classes A e B.
A rede inaugurou o seu primeiro posto de gasolina na capital paulista em 1966, na avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Butantã, na zona oeste.
A figura de Batata, que estreou nos comerciais da rede em 2011, continua como chamariz da marca. Neste ano, ele aparece em cinco peças publicitárias, "sempre como referência de sabedoria em diversos ambientes", explica Francisco Lucio Mandarino Moraes, gerente-executivo de marketing.
Para Moraes, no entanto, a campanha não é o único segredo do desempenho da marca: "Tem papel preponderante, mas tem também a estrutura de negócios, que atende todas as necessidades básicas do cliente em um mesmo lugar. Essa união tem feito a diferença".
O executivo ressalta a associação às lojas de conveniência am/pm, também vencedora em sua categoria. O uso de redes sociais ajuda a Ipiranga a escolher no que investir —a marca tem mais de três milhões de seguidores.
Ouvindo as sugestões vindas da internet, a rede criou as "Beer Caves", espaços climatizados com mais de cem rótulos de cerveja —boa parte é ocupada pela Heineken, parceira na iniciativa.
"A 'Beer Cave' está sendo um sucesso e começou por meio de manifestações nas redes sociais", explica Moraes, que viu o consumo de cervejas aumentar em mais de 50% em lojas equipadas com o espaço.
*
Ipiranga
Fundação: 1937
Unidades: 7.563 (476 delas na capital paulista)
ipiranga.com.br
*
Francisco Lucio Mandarino Moraes, gerente-executivo de marketing
O paulistano requer cuidado especial?
Ele busca a experiência de compra mais agradável possível, por isso, o conceito e a estratégia de negócios estão alinhados com seu estilo de vida. Um exemplo é o app Abastece Aí, para pagamento, via smartphone. Começou em São Paulo antes de ir para a rede.