Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

A Ipiranga foi a empresa mais citada na categoria "Posto de Gasolina" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 37% das menções.

Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

Depois de dois anos empatada com a Shell, a rede Ipiranga alcançou seu melhor desempenho na pesquisa Datafolha, com 37% das menções entre paulistanos das classes A e B.

A rede inaugurou o seu primeiro posto de gasolina na capital paulista em 1966, na avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Butantã, na zona oeste.

A figura de Batata, que estreou nos comerciais da rede em 2011, continua como chamariz da marca. Neste ano, ele aparece em cinco peças publicitárias, "sempre como referência de sabedoria em diversos ambientes", explica Francisco Lucio Mandarino Moraes, gerente-executivo de marketing.

Para Moraes, no entanto, a campanha não é o único segredo do desempenho da marca: "Tem papel preponderante, mas tem também a estrutura de negócios, que atende todas as necessidades básicas do cliente em um mesmo lugar. Essa união tem feito a diferença".

O executivo ressalta a associação às lojas de conveniência am/pm, também vencedora em sua categoria. O uso de redes sociais ajuda a Ipiranga a escolher no que investir —a marca tem mais de três milhões de seguidores.

Ouvindo as sugestões vindas da internet, a rede criou as "Beer Caves", espaços climatizados com mais de cem rótulos de cerveja —boa parte é ocupada pela Heineken, parceira na iniciativa.

"A 'Beer Cave' está sendo um sucesso e começou por meio de manifestações nas redes sociais", explica Moraes, que viu o consumo de cervejas aumentar em mais de 50% em lojas equipadas com o espaço.

*

Ipiranga
Fundação: 1937
Unidades: 7.563 (476 delas na capital paulista)
ipiranga.com.br

*

Francisco Lucio Mandarino Moraes, gerente-executivo de marketing
O paulistano requer cuidado especial?
Ele busca a experiência de compra mais agradável possível, por isso, o conceito e a estratégia de negócios estão alinhados com seu estilo de vida. Um exemplo é o app Abastece Aí, para pagamento, via smartphone. Começou em São Paulo antes de ir para a rede.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade