Poupatempo e Metrô dividem a liderança em prestação de serviços públicos

Estatais foram as mais citadas na categoria por paulistanos entrevistados pelo Datafolha. O Poupatempo ficou com 10% das menções e o Metrô com 9%.

Seis de março de 2018. Foi quando Aline Aparecida Pinheiro da Silva levou seu filho Raí ao Poupatempo da Lapa para tirar a carteira do identidade do garoto. Nesse dia, ele completava seis anos. Mas ele não teria festa nem bolo, porque a mãe estava desempregada, contou o próprio Raí à atendente do serviço público mais bem avaliado pela pesquisa Datafolha por quatro anos consecutivos.

Neste ano, o Poupatempo, com 10% das menções, divide o primeiro lugar com o Metrô. A estatal de transporte aparece tecnicamente empatada, com 9%. "Mesmo que, às vezes, o nível de conforto não atinja o ideal, o metrô cumpre o seu papel e mudou a cidade nos últimos 50 anos", avalia o presidente da companhia, Paulo Menezes Figueiredo.

O maior número de votos do Poupatempo veio de paulistanos do centro e da zona oeste, onde está a unidade da Lapa. Foi uma atendente dessa região que teve a ideia de agilizar não só a expedição do RG como uma festa surpresa: enquanto mãe e o filho esperavam, os funcionários conseguiram trazer bexigas e um bolo com velinhas para o menino, que recebeu um coro de parabéns.

Tecnologia e recursos humanos é o caminho para o programa, que tem 72 unidades na capital e entrou em nova fase em 2018, com a instalação de totens de autoatendimento em shoppings, mercados e estações de metrô. Equipamentos já estão funcionando em 30 locais. Outros 84 ficam nos maiores postos fixos.

*

Curiosidades

- Desde a sua fundação, em 1997, o Poupatempo prestou mais de 580 milhões de serviços; o número é mais do que o dobro da população total do Brasil e 12 vezes a do estado de São Paulo.

- 8.115 mulheres trabalham nas 72 unidades, representando 62% do quadro de 13.193 funcionários do serviço.

- O aplicativo SP Serviços, para fazer agendamentos e obter informações pelo celular, foi baixado mais de 1,83 milhão de vezes desde seu lançamento, em 2015.

- A bicampeã do Miss Trans Parada LGBTT de Jundiaí, Jessyca Dias, é orientadora do Poupatempo. Ela foi contratada após procurar o serviço para tirar seu RG com nome e gênero femininos, quando teve esse direito reconhecido na Justiça.

- Nos últimos dois anos, 352 pessoas com mais de cem anos renovaram seus RGs nas unidades; quatro delas nasceram em 1904. Em 2015, Maria Benedita Pereira da Silva, nascida em 9 de agosto de 1900, renovou seu RG para provar ao INSS que estava viva.

*

Ilídio Machado, diretor de serviços ao cidadão da Prodesp, gestora do Poupatempo
"São Paulo tem proporções e diversidade enormes, precisamos responder à altura. Ela permite testar ideias e criar soluções para os problemas do cidadão"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/04/2019
    1. Haganá avança e empata com Grupo Protege como melhor serviço de segurança privada de São Paulo

      Portaria, transporte de valores, escolta armada, ronda, bombeiro civil, rastreamento de veículos, monitoramento de imagens e até cofres capazes de detectar notas falsas. A ideia daquele vigilante com revólver na cintura e cara de poucos amigos é simplista diante do leque de serviços atualmente oferecido pelo mercado de segurança privada.

    2. Camicado é loja de presentes de casamento preferida dos paulistanos pelo terceiro ano

      É fato que as cerimônias de casamento são momentos emocionantes na vida a dois. Há de se concordar, porém, que mobiliar a casa com presentes de amigos e parentes pode ser tão bom quanto a hora do "sim".

    3. Leroy Merlin é eleita loja de material de construção favorita dos paulistanos; marca se destaca entre moradores da zona oeste

      1998 Foi o ano em que a empresa, que se originou na França, chegou ao Brasil. Desde então, teve que adaptar seus produtos ao público brasileiro. Lá, por exemplo, eles praticam a jardinagem, hábito que não cola nos trópicos. "Tanto na França quanto aqui, o nosso propósito é proporcionar ao morador condições para ele melhorar o seu lar", conta Adriano Galoro, diretor regional de São Paulo

    4. Starbucks é rede de cafeterias mais lembrada de São Paulo; marca se destaca entre os mais jovens

      Entre as mais de 20 opções do cardápio à base de café, é o expresso que reina como a bebida mais vendida nas lojas brasileiras da Starbucks –onde há, também, versões desse queridinho nos sabores avelã e brigadeiro.

    5. Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

      É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

    6. Santa Joana é escolhida como maternidade favorita; mais de 400 mil paulistanos nasceram de lá desde 1948

      Mais 431 mil nascimentos desde a inauguração, média atual de 14.475 partos por ano, 2.680 recém-nascidos atendidos nos 120 leitos de UTI em 2018. Números não faltam para o Santa Joana, vencedor na categoria maternidade desde a primeira pesquisa sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B. São cinco anos consecutivos de vitória, sendo a de agora a que teve o maior número de citações, 19%.

    7. Na zona norte, Lar Center é destaque entre os shoppings de decoração da capital

      Na estreia da categoria n'O Melhor de sãopaulo Serviços, um passeio pelo Lar Center, empreendimento da zona norte eleito por 14% dos paulistanos das classes AB como melhor shopping de decoração.

    8. Campeã pelo quarto ano consecutivo, Kalunga é a papelaria mais lembrada pelos entrevistados

      KALUNGA EM DADOS

    9. Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

      A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

    10. Com 157 lojas em São Paulo, Óticas Carol é eleita a melhor da cidade

      Seja no caminho de casa, seja no do trabalho, não é difícil se deparar com uma unidade das Óticas Carol. Afinal, são 157 na cidade. "A gente sempre acreditou que para ser a melhor, precisávamos ser a maior", revela o CEO Ronaldo Pereira Júnior.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade