Poupatempo e Metrô dividem a liderança em prestação de serviços públicos
Estatais foram as mais citadas na categoria por paulistanos entrevistados pelo Datafolha. O Poupatempo ficou com 10% das menções e o Metrô com 9%.
Seis de março de 2018. Foi quando Aline Aparecida Pinheiro da Silva levou seu filho Raí ao Poupatempo da Lapa para tirar a carteira do identidade do garoto. Nesse dia, ele completava seis anos. Mas ele não teria festa nem bolo, porque a mãe estava desempregada, contou o próprio Raí à atendente do serviço público mais bem avaliado pela pesquisa Datafolha por quatro anos consecutivos.
Neste ano, o Poupatempo, com 10% das menções, divide o primeiro lugar com o Metrô. A estatal de transporte aparece tecnicamente empatada, com 9%. "Mesmo que, às vezes, o nível de conforto não atinja o ideal, o metrô cumpre o seu papel e mudou a cidade nos últimos 50 anos", avalia o presidente da companhia, Paulo Menezes Figueiredo.
O maior número de votos do Poupatempo veio de paulistanos do centro e da zona oeste, onde está a unidade da Lapa. Foi uma atendente dessa região que teve a ideia de agilizar não só a expedição do RG como uma festa surpresa: enquanto mãe e o filho esperavam, os funcionários conseguiram trazer bexigas e um bolo com velinhas para o menino, que recebeu um coro de parabéns.
Tecnologia e recursos humanos é o caminho para o programa, que tem 72 unidades na capital e entrou em nova fase em 2018, com a instalação de totens de autoatendimento em shoppings, mercados e estações de metrô. Equipamentos já estão funcionando em 30 locais. Outros 84 ficam nos maiores postos fixos.
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Curiosidades
- Desde a sua fundação, em 1997, o Poupatempo prestou mais de 580 milhões de serviços; o número é mais do que o dobro da população total do Brasil e 12 vezes a do estado de São Paulo.
- 8.115 mulheres trabalham nas 72 unidades, representando 62% do quadro de 13.193 funcionários do serviço.
- O aplicativo SP Serviços, para fazer agendamentos e obter informações pelo celular, foi baixado mais de 1,83 milhão de vezes desde seu lançamento, em 2015.
- A bicampeã do Miss Trans Parada LGBTT de Jundiaí, Jessyca Dias, é orientadora do Poupatempo. Ela foi contratada após procurar o serviço para tirar seu RG com nome e gênero femininos, quando teve esse direito reconhecido na Justiça.
- Nos últimos dois anos, 352 pessoas com mais de cem anos renovaram seus RGs nas unidades; quatro delas nasceram em 1904. Em 2015, Maria Benedita Pereira da Silva, nascida em 9 de agosto de 1900, renovou seu RG para provar ao INSS que estava viva.
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Ilídio Machado, diretor de serviços ao cidadão da Prodesp, gestora do Poupatempo
"São Paulo tem proporções e diversidade enormes, precisamos responder à altura. Ela permite testar ideias e criar soluções para os problemas do cidadão"