Pesquisa do Datafolha reflete oscilações no setor de serviços, que acumulou queda de 2,8%

Em momentos de retração, a lembrança e o vínculo com as marcas sofrem queda e cresce a dificuldade em apontar as melhores marcas.

Os resultados da pesquisa deste ano do Melhor de São Paulo - Serviços refletem as oscilações inerentes a um mercado que, apesar de dinâmico, fixa-se como o último elo na cadeia de retomada econômica, já que depende de reação prévia de outros setores, como a indústria. Segundo dados do IBGE, em 2017, o setor de serviços acumulou queda de 2,8% no país, totalizando três anos seguidos de resultados negativos. É, no entanto, o melhor desempenho desde 2014.

Gênero -

A lembrança e o vínculo com as marcas do setor acompanham a lógica de vetores, como o poder de compra dos salários, e dependem da experiência e do conhecimento do consumidor. Em momentos de retração, essas variáveis sofrem queda, e cresce a dificuldade em apontar as melhores marcas.

Das 30 categorias com possibilidade de comparação em relação a 2017, em 11 há crescimento significativo no índice de desconhecimento sobre a melhor marca. Em apenas duas delas, há oscilação positiva na facilidade de identificação: loja de departamentos e aplicativo de transportes.

- Idade, em %

Como o universo da pesquisa é relativamente homogêneo, composto por integrantes das classes A e B da capital, análises estatísticas de segmentação são necessárias para localizar subconjuntos que apresentem contrastes de conhecimento e opinião. E, ao se focalizar as características de menção por categoria pesquisada, nichos de oportunidade são mapeados por ramos.

- Escolaridade, em %

Distribuição e comunicação adequadas devem gerar recall em estratos importantes. No financiamento imobiliário, por exemplo, existe espaço para ações especialmente junto ao mercado feminino (de nível superior de escolaridade, com mais de 25 anos de idade).

- Classe, em %

As lojas de departamento, por outro lado, com forte desempenho entre os mais velhos e com renda mais alta, não conseguem índices satisfatórios de menção em um segmento com grande potencial de influência: os jovens de ensino médio, que, em 75% dos casos, não conseguem citar a melhor marca do ramo. Preocupante também são as taxas de desconhecimento acima da média sobre o melhor cursinho pré-vestibular de São Paulo, justamente entre os que ainda não têm o ensino superior.

- Regiões, em %

Os que têm mais de 40 anos e moram na zona leste são os que menos se lembram das melhores academias de ginástica da cidade. Oportunidade para quem quiser direcionar serviços aos mais velhos dessa região.

Esses exemplos levantam a hipótese de que atender demandas locais, gerando experiências positivas em estratos específicos, pode ser um primeiro passo para ocupar posição privilegiada na mente do consumidor em momento de transição do mercado.

- As campeãs de 2018, em %

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/04/2019
    1. Haganá avança e empata com Grupo Protege como melhor serviço de segurança privada de São Paulo

      Portaria, transporte de valores, escolta armada, ronda, bombeiro civil, rastreamento de veículos, monitoramento de imagens e até cofres capazes de detectar notas falsas. A ideia daquele vigilante com revólver na cintura e cara de poucos amigos é simplista diante do leque de serviços atualmente oferecido pelo mercado de segurança privada.

    2. Camicado é loja de presentes de casamento preferida dos paulistanos pelo terceiro ano

      É fato que as cerimônias de casamento são momentos emocionantes na vida a dois. Há de se concordar, porém, que mobiliar a casa com presentes de amigos e parentes pode ser tão bom quanto a hora do "sim".

    3. Leroy Merlin é eleita loja de material de construção favorita dos paulistanos; marca se destaca entre moradores da zona oeste

      1998 Foi o ano em que a empresa, que se originou na França, chegou ao Brasil. Desde então, teve que adaptar seus produtos ao público brasileiro. Lá, por exemplo, eles praticam a jardinagem, hábito que não cola nos trópicos. "Tanto na França quanto aqui, o nosso propósito é proporcionar ao morador condições para ele melhorar o seu lar", conta Adriano Galoro, diretor regional de São Paulo

    4. Starbucks é rede de cafeterias mais lembrada de São Paulo; marca se destaca entre os mais jovens

      Entre as mais de 20 opções do cardápio à base de café, é o expresso que reina como a bebida mais vendida nas lojas brasileiras da Starbucks –onde há, também, versões desse queridinho nos sabores avelã e brigadeiro.

    5. Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

      É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

    6. Santa Joana é escolhida como maternidade favorita; mais de 400 mil paulistanos nasceram de lá desde 1948

      Mais 431 mil nascimentos desde a inauguração, média atual de 14.475 partos por ano, 2.680 recém-nascidos atendidos nos 120 leitos de UTI em 2018. Números não faltam para o Santa Joana, vencedor na categoria maternidade desde a primeira pesquisa sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B. São cinco anos consecutivos de vitória, sendo a de agora a que teve o maior número de citações, 19%.

    7. Na zona norte, Lar Center é destaque entre os shoppings de decoração da capital

      Na estreia da categoria n'O Melhor de sãopaulo Serviços, um passeio pelo Lar Center, empreendimento da zona norte eleito por 14% dos paulistanos das classes AB como melhor shopping de decoração.

    8. Campeã pelo quarto ano consecutivo, Kalunga é a papelaria mais lembrada pelos entrevistados

      KALUNGA EM DADOS

    9. Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

      A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

    10. Com 157 lojas em São Paulo, Óticas Carol é eleita a melhor da cidade

      Seja no caminho de casa, seja no do trabalho, não é difícil se deparar com uma unidade das Óticas Carol. Afinal, são 157 na cidade. "A gente sempre acreditou que para ser a melhor, precisávamos ser a maior", revela o CEO Ronaldo Pereira Júnior.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade