Prestando contas da renúncia fiscal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Divulgação/Suframa Zona Franca de Manaus. Foto: Divulgacao/Suframa
Vista aérea da Zona Franca de Manaus

Há equívocos em reportagem desta Folha, publicada na segunda (8), sob o título "Governo não controla 53% dos subsídios", ao incluir a ZFM (Zona Franca de Manaus) nos beneficiários de isenção fiscal apontados pelo TCU (Tribunal de Contas da União). E que a renúncia fiscal da Amazônia não tem data para acabar. E ainda que o "resultado é um baixo controle sobre a efetividade das políticas públicas que motivaram a renúncia de impostos".

Faltou indicar o documento do TCU onde está contido este dado. Quando cita a ZFM, aquela corte afirma exatamente o contrário. Basta conferir o acórdão 608/2016, fruto de extensa auditoria, que reconhece o desempenho da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), órgão gestor dos incentivos, e recomenda ao Poder Executivo assegurar plenas condições para exercer suas funções de acordo com o mandamento constitucional.

Esta Folha destacou, em reportagem recente, que a Suframa era o único gestor a prestar contas dos incentivos, prorrogados até 2073 pelo Congresso —um reconhecimento nacional da efetividade de seus resultados, como a geração de mais de 2 milhões de empregos no país e a proteção florestal.

No acórdão nº 2.388/2017, o TCU exalta a Suframa e instrui o Ministério da Indústria a elaborar medidas de recursos humanos e financeiros para ampliar os benefícios da ZFM. Estamos aqui, novamente, prestando contas ao Brasil de nossos acertos. Apesar da recessão, empregamos em Manaus, atualmente, mais de 87 mil pessoas, com mais de 450 mil empregos indiretos em cadeia produtiva nacional de mais de 2 milhões.

A Receita reconhece que os incentivos do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima representam só 8% do bolo. Os 92% restantes estão fora da Amazônia Ocidental –mais da metade no Sudeste.

O Amazonas participa com 41% da arrecadação federal na Região Norte, com 44% na 2ª Região Fiscal, e 67%, se comparado com os Estados da Amazônia Ocidental. Nos indicadores de transferência de renda, 41,3% são apropriados pela remuneração dos empregados; o Amazonas é terceiro na arrecadação de impostos em proporção aoPIB, com 17,1% –fica atrás apenas de São Paulo e do Espírito Santo, ambos com 17,5%.

A economia da ZFM é sinônimo de proteção florestal. Com 98% de cobertura vegetal, podemos formar, com sua evapotranspiração, os rios voadores que abastecem reservatórios do Sudeste. Geramos 59% da energia de São Paulo.

O critério da sustentabilidade ambiental descreve a industrialização nas áreas de livre comércio da Amazônia Ocidental e Amapá, onde biodiversidade amazônica se usa com pesquisa e desenvolvimento.

É emblemática a avaliação recente do diário inglês "Financial Times", que nos honrou com reconhecimento de Melhor Zona Franca das Américas, Melhor Zona Franca para Sustentabilidade, Melhor Zona Franca para Expansão e Melhor Zona Franca para Novos Investimentos. Não estamos atrás de aplauso, mas de respeito e oportunidade de integração nesse megadesafio de fazer do Brasil uma civilização próspera, sustentável e justa.

APPIO TOLENTINO, engenheiro e advogado tributarista, é superintendente da Zona Franca de Manaus; foi secretário de Desenvolvimento Econômico do governo do Amazonas (2012-2014, gestão Omar Aziz)

PARTICIPAÇÃO

Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@grupofolha.com.br

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.