Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

22/11/2011 - 14h13

Leitor critica "polemismo blasé" de Luiz Felipe Pondé

LEITOR FABIO MASCARO
DE SÃO CARLOS (SP)

Há algum tempo, é possível se deparar, às segundas-feiras, com o polemismo blasé (receio que lhe seja um elogio) das "colunas" de Luiz Felipe Pondé ("O Erro de Foucault").

Sempre ácidas, carregadas de uma quase inigualável pomposidade niilista, os textos do colunista caracterizam-se, em sua aparente diversidade, por uma reiteração circular da ausência de sentido último das coisas e da suposta liberdade decorrente desta constatação, "desconstruindo", ou melhor, desqualificando, sem mais, toda e qualquer perspectiva teórica e/ou política de longo alcance (seja a psicanálise, com sua potencialidade libertária; o marxismo, homogeneizado e empobrecido a fim de ser melhor descartado; ou mesmo alguns de seus predecessores não assumidos pós-estruturalistas e, depois, pós-modernistas).

Simultaneamente, num artifício tipicamente ilusionista (de quem se vê acima das ilusões terrenas reafirmando-as a todo momento), há sempre a declaração oculta de completa autoisenção, como se, em toda a sua elegância, apenas jogasse com a liberdade dessa falta de sentido.

É claro: as coisas parecem fazer mais sentido para aqueles que vivem diariamente sob o aparente caos legitimado por intelectuais que não querem ter responsabilidade; nada mais irresponsável do que qualquer responsabilidade.

O problema é que a responsabilidade existe, goste-se ou não e, no limite, sempre acaba por vir à tona de que lado está a pretensa inteligência desprovida de ilusões propagadas nos textos de Pondé, como já demonstraram suas apreciações preconceituosas sobre a presença da "nova classe C" nos aeroportos brasileiros.

*

Para ter seu comentário em destaque na Folha, basta enviar e-mail para os seguintes endereços: leitor@uol.com.br ou leitor.online@grupofolha.com.br. O leitor deve informar nome completo, telefone e os dados residenciais

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Livraria da Folha

Clube De Compras Dallas (DVD)

Clube De Compras Dallas (DVD)

Jean-Marc Vallée

Comprar
O Réu e o Rei

O Réu e o Rei

Paulo Cesar de Araújo

Comprar
Mussum Forévis

Mussum Forévis

Juliano Barreto

Comprar
Cinquenta Anos Esta Noite

Cinquenta Anos Esta Noite

José Serra

Comprar

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

TV LED TV LED Smart, HDMI, Full HD a partir de R$ 899,90

Geladeira Geladeira Side By Side, Duplex, Frost Free a partir de R$ 849,00

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página