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19/08/2012 - 05h30

Leitores fazem ressalvas à reformulação do ensino médio

Mais uma análise errônea dos educadores de gabinete: ao descobrirem que a educação pública está estagnada, tiveram a brilhante ideia de reformular o ensino médio.

De forma simplista, acham que o problema é a fragmentação curricular. Mais uma falácia dos membros do MEC e do sr. ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Será uma medida sem efeito prático, pois as verdadeiras causas da baixa qualidade do ensino não serão de fato resolvidas. Que tal dar o primeiro passo: sair dos gabinetes e visitar as escolas, constatar a realidade e quem sabe deixar de lado soluções simplistas para a educação.

ANTÔNIO CARLOS FRANCISCO DE OLIVEIRA (São Paulo, SP)

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A proposta de mudança curricular no ensino médio é louvável. Mas será outra medida inútil se, ao lado dela, não instituírem disciplinas que zelem pelos valores morais --e isso desde os primeiros passos da alfabetização. Só assim uma criança pode crescer psicologicamente sadia, sem preconceitos, e em consequência saber ouvir e aprender de fato com seus professores e colegas.

RICARDO BELLISSIMO (São Paulo, SP)

Sérgio Lima 11.fev.2012/Folhapress
Aloizio Mercadante discursa na cerimônia em que tomou posse como ministro da Educação
Aloizio Mercadante discursa na cerimônia em que tomou posse como ministro da Educação

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