Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

04/09/2012 - 06h00

Leitores opinam sobre reforma ortográfica e Museu da Língua

Ótimas as considerações de Ruy Castro no texto "Língua no museu" ("Opinião", 1°/9). A reforma ortográfica é um engodo. A extinção do trema chega a ser um crime de leso-idioma. Não adotarei a "reforma", quer pelo desserviço à língua, quer pelo não cumprimento dos rituais democráticos para a sua aprovação.

JOÃO CARLOS A. FIGUEIRA (Rio de Janeiro, RJ)

*

Sobre a reportagem "Museu da ex-língua portuguesa" ("Ilustrada", 31/8), o Instituto da Arte do Futebol Brasileiro (IFB), gestor do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, desde 1º/7, esclarece que em nenhum momento foi procurado pela equipe desse jornal para comentar os fatos relatados, como prevê o Manual da Redação e como o texto induz o leitor a acreditar. Toda a apuração foi, aparentemente, baseada no plano de trabalho elaborado em abril e publicado no "Diário Oficial" do dia 24/7, inclusive as frases colocadas entre aspas, como se fizessem parte de uma nota atribuída ao instituto.

Várias das questões levantadas pelo jornal estão corrigidas --é o caso do extintor e de parte dos painéis expositivos. Quanto ao novo acordo ortográfico, a própria reportagem esclarece que as regras atuais estão válidas até 31/12 deste ano. Todas as providências estão sendo tomadas para que a comunicação visual do museu esteja adequada às novas regras dentro do prazo legal. Quanto à atualização da linha do tempo, esclarecemos que o plano de trabalho IFB contempla o desenvolvimento de um projeto de reformulação da exposição de longa duração do Museu da Língua Portuguesa, a ser implantado a partir do próximo ano.

PEDRO SOTERO DE ALBUQUERQUE, diretor-executivo do Instituto da Arte do Futebol Brasileiro (São Paulo, SP)

RESPOSTA DO JORNALISTA MATHEUS MAGENTA - O diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini de Moraes, foi procurado na última quinta, mas não atendeu às ligações. A reportagem se baseou no relatório publicado no "Diário Oficial" pelo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro --ou seja, posicionamento formal e público da instituição sobre os eventos relatados. A organização social Poiesis, gestor anterior do museu e responsável pelo seu atual estado, foi ouvida e não negou nenhum dos aspectos expostos na reportagem.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br ou leitor.online@grupofolha.com.br.

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página