Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

11/09/2012 - 16h51

Reitor diz que universidade de SC não reconhece RUF

ELSON ROGÉRIO BASTOS PEREIRA
REITOR DA UNIPLAC (LAGES, SC)

Ao tomarmos conhecimento da matéria veiculada no último final de semana (Educação - 02/09/2008 - 20h00), a respeito da avaliação das universidades, ficamos surpresos pela inclusão da Uniplac, em listagem divulgada, onde estão relacionadas 188 universidades.

A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) é uma instituição pública de direito privado, e por possuir essa categoria jurídica, é vinculada ao Sistema Estadual de Ensino, que tem como órgão normatizador o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e não o Ministério da Educação (MEC), como ocorre com as universidades públicas e as demais mencionadas no ranking.

Assim sendo, a avaliação das universidades que compõem o sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) são realizadas por Comissão de Avaliação Externa delegada pelo CEE (Conselho Estadual de Educação), sendo que utilizam os mesmos indicadores de avaliação preconizados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Seguindo o que estabelece a lei do Sinaes nº 10.861, de 14 de abril de 2004, os procedimentos metodológicos para uma avaliação institucional são:

  • avaliação interna (autoavaliação): feita pela comunidade acadêmica, constituída pelos seus professores, técnicos administrativos e acadêmicos, é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a qual avalia programas, relatórios, avaliação de cursos de graduação, pesquisa e extensão;
  • avaliação externa (heteroavaliação): realizada pelos avaliadores externos, no caso da Uniplac, avaliadores indicados pelo CEE, os quais avaliam os cursos e a universidade na sua totalidade, incluindo também os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Para os cursos de graduação, é utilizada para o cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC) a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição. Já para a pós-graduação o IGC utiliza a nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a qual também aprovou o Programa de Mestrado em Educação com conceito três, referencial satisfatório de qualidade.

Por fim, ressaltamos que até o presente momento, o resultado dessas avaliações culminaram num conceito geral três (IGC), que também corresponde ao índice satisfatório de qualidade.

Portanto, a Universidade do Planalto Catarinense não reconhece o Ranking Universitário Folha (RUF) como legítimo, visto que não utilizou os mesmos indicadores oficiais determinados pelo Sinaes nem tampouco pela Capes.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br ou leitor.online@grupofolha.com.br.

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página