Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

02/11/2012 - 05h00

Para leitor, 'a democracia deve dar a todos o mesmo direito'

Leitores ainda comentam resultados das eleições e questionam as abstenções e votos nulos.

Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

A propósito do alto percentual de abstenção nas eleições deste ano, a pergunta que não quer calar é: de quanto seria a abstenção nas eleições na hipótese de haver voto facultativo no Brasil?

Acredito que a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), erra ao propor que se estude o fenômeno da abstenção em detrimento de promover uma discussão sobre uma ampla reforma eleitoral que passe pela não obrigatoriedade do voto.

Já estamos amadurecidos para conviver com isso e, mesmo com o alto número de cidadãos que eventualmente não querem participar do processo eleitoral, creio que a taxa dos chamados votos válidos não seria muito diferente da que é hoje.

ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Lorena, SP)

*

As autoridades usurpam nossa liberdade de expressão mantendo a norma que desconsidera o voto nulo nas eleições, afinal anular o voto é o modo que tem o eleitor de mostrar seu sentimento político.

A democracia deve dar a todos o mesmo direito.

JOSÉ TADEU PORTILHO (Sorocaba, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página