Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

04/12/2012 - 05h30

Visão sobre funcionários do Banco do Brasil é distorcida, comenta leitor

LEITOR ARGEMIRO DOS SANTOS
DE SÃO PAULO

A propósito do texto "A sabedoria de Felipão", do colunista Fernando Rodrigues ("Opinião"), como funcionário aposentado do Banco do Brasil devo dizer que "tantos brasileiros têm a visão parecida com a de Felipão porque têm uma visão distorcida dos fatos, se não vejamos.

Siga o Painel do Leitor no Twitter
Felipão pede desculpas públicas por declaração 'infeliz'´
Banco do Brasil diz que Felipão foi 'infeliz' e usa vôlei para cutucar

Para se aposentar com um "salário quase integral", o funcionário do BB contribui a vida toda para o Fundo de Pensão (Previ). No caso do plano de saúde, a contribuição pode chegar a até 5% do salário, pois, além dos 3% mencionados, o funcionário paga participações no custo das consultas médicas e de exames em geral, exceto os laboratoriais.

Está claro que, em comparação com a maioria dos funcionários de outras empresas, o funcionário do BB goza, sim, de alguns privilégios, mas está errado dizer que "quem paga a conta é o restante da sociedade", pois o BB é uma empresa eficiente (graças também à qualidade dos seus funcionários) que produz, assim como os outros grandes bancos do país, lucros altíssimos.

Paulo Whitaker/Reuters
O técnico Luiz Felipe Scolari durante uma entrevista em São Paulo
O técnico Luiz Felipe Scolari durante uma entrevista em São Paulo

RESPOSTA DO COLUNISTA FERNANDO RODRIGUES

O Fundo de Pensão (Previ) proporciona aposentadoria quase integral para todos os funcionários do Banco do Brasil.

Embora os funcionários paguem uma mensalidade, o Previ oferece condições muito mais favoráveis do que as oferecidas pelas empresas da iniciativa privada --porque o que se usa ali é dinheiro público.

O plano de saúde chama-se Cassi e o funcionário paga apenas 3% do salário bruto. Por exemplo, um gerente que ganha R$ 20 mil terá a despesa de R$ 600/mês para toda a sua família --não importando o número de filhos e/ou enteados...

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página