MAIORIDADE PENAL

Há cerca de dez anos, um jovem de 18 anos foi preso no Ceará, acusado de cerca de 15 homicídios. Será que, hoje, um menor de 18 anos tem o mesmo comportamento e atitudes do que um da mesma faixa etária, nascido na década de 1940? Caso a redução da maioridade penal seja aprovada, é necessária a separação do recluso dos demais criminosos e que haja um intenso trabalho para a sua recuperação e ressocialização.

LUIZ FELIPE SCHITTINI (Rio de Janeiro, RJ)

É vergonhoso pedir que que a idade penal desça dos 18 para os 16 anos em vez de defender escola e não presídio. Só quem não tem sentimento nem filho, netos ou sobrinho adolescentes e não estudou prefere cadeia em lugar de escola.

BISMAEL B. MORAES (Ubatura, SP)

É incoerente conceder o direito de votar a um jovem de 16 ou 17 anos, mas eximi-lo da lei penal. O voto é o resultado de uma reflexão que exige maturidade para escolher aqueles que vão ou legislar ou administrar sob o império das leis. Se os constituintes concluíram que estão aptos a votar, evidentemente entenderam que já estão capacitados para compreender e respeitar as leis. Logo devem estar sujeitos à lei penal em toda sua abrangência.

ANTONIO CARLOS GOMES DA SILVA (São Paulo, SP)


CHARGE

Muito lúcida a charge de Hubert. Enquanto Anitta cobre-se com exíguas fitas isolantes, um Temer caricato repete a famosa frase dita em um outro momento: "É preciso manter isso aí, viu?" Assim é: enquanto a "estrela sobe" e o povo fica galvanizado pelo clima sensual criado pela artista, a classe política vai tentando sobreviver aos processos judiciais a que é submetida.


GÉSNER BATISTA (Rio Claro, SP)


BOEING E EMBRAER

A possível fusão da Boeing com a Embraer não é tão simples assim. A Boeing está de olho no "filé mignon" da empresa brasileira. Se o acordo for fechado, as vendas comercias da Embraer terão continuidade no Brasil ou a Boeing vai levar para os EUA? Quando o sindicato disse que os funcionários brasileiros correm o risco de perder seus empregos não há nenhum exagero. Todo cuidado é pouco.

EUGENIO DE ARAUJO SILVA (Canela, RS)


ENERGIA NUCLEAR

O leitor Mário Barilá Filho critica a energia nuclear citando os acidentes de Chernobyl e Fukushima (Painel do Leitor, 3/1). Afirmo que a energia nuclear é, sim, limpa. O motor atômico usado para produzir energia elétrica é menos poluente do que usinas termoelétricas, que emitem toneladas de CO2,o famoso gás do efeito estufa. A tecnologia referida é, sim, brasileira e é o enriquecimento de urânio. Concordo quanto ao etanol, que agora, com os modernos motores de injeção direta, igualou-se à gasolina.

JOSÉ FERREIRA DA CRUZ (São Paulo, SP)


NOVA MINISTRA

Não questiono a pessoa da senhora deputada Cristiane Brasil, filha do grande ex-deputado Roberto Jefferson para ser a nova ministra do Trabalho. Questiono, sim, como pode o senhor Sarney, dono hereditário da capitania do Maranhão, rei da inflação brasileira e da miséria da maioria do povo maranhense, ainda absurdamente ser consultado para tal atitude tomada pelo governo?

BENONE AUGUSTO DE PAIVA (São Paulo, SP)

Até quando parasitas de políticos, em especial os quem sobrevivem sob a tutela da velha raposa José Sarney, vão continuar a se intrometer e achar que irão se perpetuar no poder central?

MARIA ANGELICA N. P. GONZALEZ (Mariana, MG)


SEGURANÇA PÚBLICA

Excelente o artigo "Segurança pública não tem lado". Tudo recai sobre a polícia, mas como exigir eficiência dela se aqui furtam de tampa de bueiros a fios de eletricidade em escolas. Se não houver ações que previnam a produção de delinquentes, em breve não haverá dinheiro suficiente para manutenção de presídios e segurança. Escola atraente, com sala de aula confortável, espaço para teatro, cinema, esportes com piscinas e outros, assistência social, médica, dentária e valorização dos professores é o primeiro passo.

RÔMULO GOBBI, policial (Santa Bárbara d'Oeste, SP)

A teor dos artigos 34, III, IV e principalmente o VII, "b" (direitos da pessoa humana) dos policiais, todos da Constituição Federal, já passa da hora de a União decretar intervenção federal no Rio Grande do Norte. O que acontece naquele Estado em relação aos policiais militares e civis, é uma afronta ao artigo 1º, III (dignidade da pessoa humana), um dos princípios fundamentais.

MILTON CÓRDOVA JÚNIOR (Vicente Pires, DF)


VÔLEI

Será que o vôlei é o orgulho nacional como diz Leal? Para a mídia não é! Nem o caderno "Esporte" dedica ao vôlei um espaço. O Cruzeiro esteve no Mundial de clubes e... Parece que só o futebol interessa, outros esportes não existem para este caderno. Leal é um jogador que dá orgulho ao nosso país, como todos os outros jogadores de nossa Superliga, que mereceriam ter uma coluna diária.

MARIZA BACCI ZAGO (Atibaia/SP)


BIOMETRIA

O TSE está criando o cadastro biométrico de todos os eleitores. São cerca de 150 milhões de cidadãos tangidos aos postos da Justiça Eleitoral. Uma espécie de vistoria universal obrigatória. O custo de criar e manter esse cadastro? Não importa. O resultado o justifica. Justifica? Medidas mais rigorosas na hora de votar não resolveriam? O TSE deveria responder com dados para acalmar os milhões nas filas, sob sol e chuva. Não simplesmente pôr na TV simpáticos bonecos dedais coloridos.

FIDELIS MARTELETO (Rio de Janeiro, RJ)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.