Ex-presidente Lula não é nenhum Tiradentes, diz leitora

Crédito: Laerte Charge Laerte

JULGAMENTO DE LULA
O estardalhaço que o PT e seus simpatizantes fazem sobre o julgamento em Porto Alegre passa de todos os limites do ridículo. Nesta terça (16), Laerte ("Opinião") resolveu aderir ao delírio coletivo de uma gente que finge que o processo é fruto de um regime de exceção, que não passa de cruel perseguição ideológica a um inocente. Ora, tenham paciência! Vamos esfriar a cabeça, tentar navegar pela vida com calma e serenidade. O ex-presidente não é nenhum Tiradentes.

CHRISTINA PINHEIRO (São Paulo, SP)


COLUNISTAS
Não vejo ironia alguma no fato de o ex-presidente Lula ter assinado a Lei da Ficha Limpa, conforme escreveu Hélio Schwartsman ("Eleição sem Lula é Fraude?", "Opinião", 16/01). Ironia é termos atualmente um presidente que ataca os "privilégios" nas aposentadorias, mas usufrui deles, fala em colocar o Brasil nos trilhos com uma PEC que fragiliza direitos e nomeia ministros com vários problemas na Justiça.

LUCÍLIA MAGALHÃES OLIVEIRA (São Paulo, SP)

Penso que, em todo caso, a democracia vai sair fragilizada. A defesa do ex-presidente apenas se pauta em termos políticos para reverter a condenação. Além disso, ainda temos mais uma série de processos que podem invalidar a candidatura. É ruim que um tribunal impeça alguém tão popular de concorrer. Mas o colunista está certo em temer uma maior fragilização das instituições do país, já tão surradas.

DANIEL EUSTÁQUIO RAMOS MARINHO ( Rio de Janeiro, RJ)

Esplêndida a crônica de Ruy Castro sobre seus sebos prediletos, do Brasil à Nova York. Mas faltaram os de Lisboa, que Ruy deve conhecer bem. Quem sabe reservou outra crônica só para os ácaros de além-mar?

MARIO DUNLOP (Rio de Janeiro, RJ)


Crédito: Divulgação Cena do filme 'Me Chame pelo Seu Nome
Cena do filme 'Me Chame pelo Seu Nome'

CINEMA
A crítica de Inácio Araújo, a meu ver, não compreende a tônica do filme ao se equivocar com um "excesso de felicidade" sob a égide de uma avaliação mecânica. Tive a oportunidade de assistir ao filme e, sem dúvida, um drama agudo de primeira floresce da paixão, explorando as subjetividades do protagonista no filme de Luca Guadagnino.

MATHEUS LOPES QUIRINO (Taubaté, SP)


WILLIAM WAACK
Sugiro que façam o teste de racismo de "Project Implicit". Mostra vários rostos e você tem que fazer associações rápidas. No final, recebe o "grau de racismo". Difícil passar, eu não consegui (e não me considerava racista). Falar "não sou racista" é forte. Essas coisas estão no inconsciente.

JOSÉ CLÁUDIO (Rio de Janeiro, RJ)


MINISTÉRIO DO TRABALHO
Independentemente da conduta do Judiciário, as ações que envolvem a deputada Cristiane Brasil já deixaram claro que ela não tem o perfil adequado para ministra do Trabalho. Insistir na sua nomeação enterra de vez a eventual credibilidade do PTB. Mais um partido se autodestruindo por falhas éticas.

ALFREDO STERNHEIM, jornalista (São Paulo, SP)


Crédito: Marlene Bergamo/FolhaPress Entrevista com o conselheiro Joao Antonio, novo presidente do Tribunal de Contas do Município 10/01//2018
João Antonio da Silva Filho, 57, que assumirá o Tribunal de Contas do Município

TRIBUNAL DE CONTAS
O TCM tem 168 auditores concursados que verificam obras, serviços e políticas públicas, desde o "nascedouro", atendendo demandas da sociedade por fiscalizações efetivas. Verifica se o dinheiro dos impostos é empregado de maneira adequada e, sobretudo, republicana. Ainda não examina a efetividade. Os "achados" dos relatórios e a contradita da prefeitura podem ser consultados no site. Para avançar, defendemos que conselheiros sejam indicados dentre os auditores e que o Ministério Público de Contas seja instalado.

EMÍLIO LANG, auditor concursado (São Paulo, SP)


TUCANO ACUSADO
O deputado tucano Fernando Capez afirma que "o que não existe não pode ser provado. Procurador licenciado do Ministério Público paulista, deve saber do que está falando. Assim, avisem o Moro: o tríplex sem escritura, atribuído a Lula, também não existe. Ou a regra do Capez só funciona para gente do PSDB?

ANTONIO CARLOS ORSELLI (Araraquara, SP)


VOCAÇÃO AGROPECUÁRIA
Apesar de muito curta, a notícia com a opinião do colega e ex-ministro Roberto Rodrigues é importante por voltar a levantar o tema sobre a pesquisa agrícola do país e do Estado de São Paulo. Sugiro à Folha debater e ampliar esse tema.

LUIZ CARLOS DONADIO, professor aposentado da Unesp (Jaboticabal, SP)


OPRAH E DENEUVE
Muito bom o artigo de Paulo Ghiraldelli Jr. sobre "O novo contrato sexual. Ele acertou perfeitamente ao afirmar, em resumo, que as mulheres buscam liberdade e respeito, pois "a cama é horizontal". Os homens irão se amoldar a isso, mesmo que não queiram ou nem percebam.

LUIZA NAGIB ELUF, advogada (São Paulo, SP)


THE CRANBERRIES
Devastado com a notícia da morte de Dolores O'Riordan. Toda uma geração perde um grande ídolo. Eu cresci com a voz dela, inconfundível, dentro de casa quase diariamente. É marca registrada da minha adolescência. Tristeza imensurável.

HELVÉCIO DIAS DA ROCHA (Ubaí, MG)


PARTICIPAÇÃO
Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.