DE SÃO PAULO

JULGAMENTO DE LULA

Dentre os muitos disparates recentemente produzidos pelo fanatismo lulopetista, nada supera o artigo do inábil vereador Nabil Bonduki. Francamente, comparar Lula a Churchill nada tem a ver com destino, só desatino.

FLAVIO FLORES DA CUNHA BIERRENBACH (São Paulo, SP)

Lula é um cidadão comum e deve ser julgado pelo Judiciário. Se for condenado, pague como qualquer outro cidadão. O que não pode é o julgamento da Justiça não valer apenas para o Lula. Isso, sim, mataria o Estado democrático de Direito.

CESAR MONTEZUMA CARVALHO (Fortaleza, CE)

Quando os adversários de Lula dizem que preferem enfrentá-lo nas urnas com a desculpa de que ele transformado em vítima será pior para o país, eles escondem o real motivo. Se ele for condenado e possivelmente preso, abrirá as portas para que outros caciques tenham o mesmo destino.

PAULO EDUARDO BAZANELLI GUIDO (São Paulo, SP)

Breno Altmann considera a Lei da Ficha Limpa, uma das mais legitimas vitórias do povo brasileiro, uma "estrovenga". Portanto deduz-se que, para ele, não há problema em sermos representados por ladrões, corruptos e condenados. Mais um que tem de ler a coluna de Hélio Schwartsman.

NUNO M. M. MARTINS (Barueri, SP)

Admirador do grande jornalista e amigo Hélio Schwartsman, não posso deixar de dizer que ele errou ao procurar diferenciar "condenação sem provas" da expressão "conjunto probatório inconvincente". Rigorosamente são coisas diferentes. Na prática, porém, advogados juízes, tribunais e promotores usam-nas indistintamente. No caso do tríplex não há nem uma coisa nem outra.

ALBERTO ZACHARIAS TORON, advogado (São Paulo, SP)

O autor do texto [Ranier Bragon] parte da presunção de culpa. Para ele, a exemplo da Lava Jato, o Lula é culpado, pois não comprovou sua inocência. Ora, pela lei, o ônus da prova é da acusação e nisso falharam.

JOAQUIM BRANCO (Rio de Janeiro, RJ)


FICHA LIMPA

A Lei da Ficha Limpa fere o artigo 5° da Constituição Federal, que diz que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Será que todos somos incapazes de ler e entender o texto da Constituição? E a Justiça, por que aplica a lei mesmo sendo ela contrária à Constituição? A quais interesses essa Justiça atende?

JOSÉ CLÁUDIO DA SILVA (Rio de Janeiro, RJ)


DEFICIT NA PREVIDÊNCIA

O problema é que querem aprovar um pacote em que algumas coisas são aceitáveis, outras não. Por exemplo, a idade mínima é algo facilmente aceitável. Restringir a aposentadoria rural sem contribuição também é aceitável. Porém, é inaceitável que não se mexam nas aposentadorias e pensões de valores exorbitantes.

EDUARDO DE LIMA (São Paulo, SP)

Nas análises do deficit previdenciário, por que não são apresentados os valores da arrecadação mensal atual, incluindo contribuições e percentuais de repasse de outros impostos? Se cada vez mais existirão pessoas idosas, elas contribuíram a vida toda para ter sua aposentadoria. Por que dependem da contribuição dos que estarão em atividade? Qual o crédito da Previdência em relação a pagadores em atraso? Não estão informando corretamente a razão da existência do deficit.

ANTONIO CARLOS RAMOZZI (São Paulo, SP)


MINISTÉRIO DO TRABALHO

O "Painel" informa que o governo Temer fala em risco institucional, depois que a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, impediu a posse de Cristiane Brasil no Ministério de Trabalho. A verdade é que o país está desgovernado desde o impeachment de Dilma. Nossos poderes e instituições demonstram incapacidade de promover o equilíbrio sócio, político e econômico. O sentimento é que estamos mais para o caos do que para a paz social.

SÉRGIO MORADEI DE GOUVÊA (Ubatuba, SP)

Para uma Suprema Corte que já foi presidida por figuras como Aliomar Baleeiro, Aldir Passarinho, Sydney Sanches, Carlos Velloso e Ellen Gracie, agora há Cármen Lúcia. Podemos identificar que a decadência de quadros qualificados se manifestou nas três esferas de poder.

FREDERICO D'AVILA (São Paulo, SP)


Crédito: Ueslei Marcelino/Reuters Presidente Michel Temer anuncia a liberação de recursos para expansão e modernização do Metrô do DF, em Brasília, nesta segunda
O presidente da República, Michel Temer, durante reunião em Brasília

IMAGEM DE TEMER

Deploro a insistência em publicar fotos deprimentes do presidente da República, careteando a sua imagem ("Temer deve confrontar Supremo para tentar assegurar reforma"). Não importa quem seja, deseduca a nação brasileira. Perdemos o respeito pelos símbolos nacionais e pela imagem do indivíduo, assegurada na Constituição Federal.

BENEDITO PEDRO DORILEO, professor (Cuiabá, MT)


NÍVEL DA CANTAREIRA

Além da chuva constante e bem distribuída, precisamos recuperar as nossas nascentes '[("Pouca chuva põe Cantareira perto do alerta")]":http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/01/1952563-com-menos-chuvas-cantareira-volta-a-ficar-perto-do-estado-de-alerta-em-sp.shtml. Mas temos que começar agora. Os resultados aparecem em dez anos. E é viável, vejam o exemplo de Extrema, no sul de Minas Gerais.

FÁBIO NOGUEIRA (Itajubá, MG)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.