DE SÃO PAULO

JULGAMENTO DE LULA

A política por si só leva para caminhos por vezes não muito corretos. Lula poderia ter sido uma grande figura nesse meio, fazendo reformas de difícil aceitação, investimentos em infraestrutura etc. Contava com a admiração e a compreensão do povo e grande facilidade de comunicação. Escolheu outro caminho. Se todos os partidos roubam, o PT quebrou as pernas do Brasil. Ainda é arrogante, daí essa torcida contra. Vejo isso tudo com grande decepção, mas certa de uma conscientização do povo. Tomara.

CRISTINA REGGIANI (Santana de Parnaíba, SP)

Os desembargadores têm razão: difícil acreditar que Lula não soubesse dos esquemas na Petrobras. Espero que esse mesmo entendimento prevaleça quando a Justiça examinar os escândalos no metrô. Difícil crer que Serra e Alckmin não tivessem conhecimento das licitações fraudulentas.

FABIANA TAMBELLINI (São Paulo, SP)

Está resolvido. Não há necessidade de recursos e apelações. Um homem que tem a desfaçatez de comparar sua trajetória de vida à de Nelson Mandela não merece mais credibilidade. Lula bateu o martelo em sua condenação.

WAGNER JOSÉ CALLEGARI, professor de inglês (Limeira, SP)

A decisão do TRF-4 é uma excrescência jurídica para dar apoio ao juiz Sergio Moro, que, estranhamente, parece comandar todos os julgamentos –políticos– deste país. Melhor seria se o julgamento tivesse sido transferido para a Marquês de Sapucaí, em fevereiro. As leis foram rasgadas. Recordemos Mandela, condenado pela elite racista da África do Sul e, ao sair da prisão, como herói, presidiu o seu país.

VILMA AMARO (Ribeirão Pires, SP)

Dependendo do partido ao qual está filiado, um político recebe vaias de populares ao ser condenado por envolvimento em corrupção ou ocorrem protestos contra a decisão do Judiciário. Uns são chamados de ladrões, enquanto outros, de "guerreiros do povo brasileiro". Ou seja, está liberado para roubar conforme a filiação partidária. Tem cabimento?

ROBERTO FISSMER (Porto Alegre, RS)

Se a condenação deixa Lula distante da candidatura, incendiários de plantão tentam persuadi-lo a registrá-la. [A ideia] é teimosa e perturbadora. Em um ato de grandeza, o último que lhe resta, poderia Lula resistir, dizer não e mandar às favas os chupins explosivos do espólio de sua liderança.

PAULO TARSO J. SANTOS (São Paulo, SP)

Os três desembargadores tiveram atuação impecável durante o julgamento. Fizeram avaliação cirúrgica das provas dos autos. Foram precisos, concisos e fulminantes nos seus votos. Atuaram de forma discreta, sem preciosismos jurídicos. Transmitiram segurança, respeito e credibilidade. Magnífico exemplo a ser seguido por outros tribunais, principalmente os de instâncias superiores.

JAYME DE ALMEIDA ROCHA NETTO (Campinas, SP)


LAVA JATO

Celso Rocha de Barros faz ótima reflexão sobre alguns resultados da Lava Jato e das percepções polarizadas sobre a operação. No entanto, perde de vista um detalhe relevante ao poupar a Lava Jato e acusar a "imprensa conservadora": não foi apenas esta que poupou Eduardo Cunha. Ele está menos preso do que contido e sua delação, nunca aceita, poderia derrubar Temer.

CAMILO AGGIO, professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)


FEBRE AMARELA

Febre amarela, bem como dengue e similares, resulta da limpeza urbana em más condições, responsabilidade da administração pública e da educação da população. Quando há falha do governo, há esse tipo de problema. Mas quando há falha permanente da população, que continua sujando ruas, calçadas e praças (e votando mal), o problema é ainda maior.

ANDRÉ LUIS COUTINHO (Campinas, SP)

Crédito: Editoria de arte/Folhapress

Triste e preocupante as pessoas estarem matando os inocentes macacos, que não transmitem a febre amarela, mas, ao morrerem da doença, servem de alerta ao ser humano. Essa doença é transmitida por meio da picada de um mosquito infectado e em última análise, nós, humanos, somos responsáveis pela destruição da natureza.

DANIEL MARQUES, historiador (Virginópolis, MG)


Crédito: Academia Chinesa de Ciências As macaquinhas clonadas Zhong Zhong e Hua Hua
As macaquinhas clonadas Zhong Zhong e Hua Hua

PRIMATAS CLONADOS

Pobres seres indefesos, vítimas da ganância e insensibilidade humana ("Cientistas criam clones de primatas pela 1ª vez"). Dói olhar para a carinha inocente dos bichos e saber que o futuro tenebroso que os espera é passar a vida trancados em celas frias, recebendo experimentos cruéis, que fariam Mengele morrer de inveja, até terem seus frágeis corpos rasgados. Deprimente.

ANDRÉ ASSIS (São Paulo, SP)


MISOGINIA

Como surgiu o ódio pelas mulheres? Eva induziu Adão ao pecado, assim reza a doutrina judaico-cristã. Trata-se de uns dos nascedouros da repulsa à feminilidade e a tudo que ela representa. Crença que induziu grande parte das mulheres à culpabilidade e ao masoquismo sem limites, à submissão a uma moralidade opressora e descabida, à vontade imperiosa de servir e procriar e a não apropriação do próprio corpo.

ANETE ARAÚJO GUEDES (Belo Horizonte, MG)


MEDIDA PROVISÓRIA

O art. 12 do DL 62/1966, impreciso e abrangente, era um benefício fiscal para a Petrobras monopolista; inconstitucional a partir de 1997, não foi revogado. O caput do art. 1º da MP 795 estendeu-o a todas petrolíferas, exceto para desenvolvimento. A Lei 12351/2010 introduziu o regime de partilha de produção e o "cost oil" (custos dedutíveis) dispôs que bônus de assinatura e royalties, entre outros, não são dedutíveis e vedou ressarcimentos, ao contrário da MP. Os §§ do art. 1º da MP 795 permitem dupla dedução para ativos arrendados. Resultado: perda de arrecadação de IRJP e CSLL de R$ 1 trilhão ("Temer deu R$ 1 trilhão a petroleiras").

PAULO CÉSAR RIBEIRO LIMA, consultor Legislativo da Câmara dos Deputados


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.