Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

04/10/2011 - 09h35

Leitor diz que poder público tem deveres no caso Center Norte

DE SÃO PAULO

O caso do shopping Center Norte, em São Paulo, demonstra que o país ainda precisa evoluir muito para se considerar desenvolvido.

Prefeitura de SP entra na Justiça para fechar Center Norte
Clientes aproveitam Center Norte vazio para pedir desconto

No anos 1980, quando autorizaram a edificação do shopping no terreno onde está localizado, as autoridades e órgãos técnicos deveriam ter levado em consideração os riscos do lixão no subsolo.

Mas só em 2004 foram identificadas as necessidades de obras para jogar na atmosfera o gás metano. Agora, sete anos depois, resolveu-se agir com severidade.

Algumas perguntas insistem em não calar. Quais são os órgãos que autorizaram a construção e o funcionamento do shopping? Já conheciam os riscos do lixo? Por que demoraram 20 anos (de 1984 a 2004) para começar a exigir providências? O que fizeram desde 2004, quando o problema foi identificado? E agora, existe algum fato novo que coloque o lugar em risco e exija a medida extrema do fechamento? O problema é tão grave que justifique o encerramento de mais de 400 lojas e milhares de postos de trabalho?

André Vicente - 26.set.2011/Folhapress
Fachada do shopping Center Norte, em SP, construído sobre área considerada de risco
Fachada do shopping Center Norte, em SP, construído sobre área considerada de risco

O poder público tem deveres dos quais não pode fugir. Além de cobrar taxas e tributos, tem responsabilidades sobre aquilo que produz. Quem autorizou a construção e operação do Center Norte tem tanta responsabilidade quanto seus empreendedores.

Quem o fiscalizou durante essas quase três décadas é também responsável. De repente, o empreendedor é transformado no demônio e os órgãos públicos omissos colocam-se como paladinos. É preciso que todos assumam suas responsabilidades e, juntos, busquem a solução.

E a favela (hoje Cingapura) igualmente ameaçada pelo gás do lixo? É preciso também resolver o problema dessa gente pobre. Além disso, pelo Brasil, há milhares de edificações sobre o lixo. O que fazer para protegê-las? Estariam todas ameaçadas? Poderão explodir? Onde estão as autoridades?

DIRCEU CARDOSO GONÇALVES (São Paulo, SP)

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página