Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

11/03/2012 - 08h36

Coleção destaca fotografias de guerras tiradas entre 1864 e 1945

DE SÃO PAULO

As fotos do oitavo volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil, que chegam hoje às bancas, retratam as batalhas mais importantes de que o país participou entre 1864 e 1945.

Distantes da realidade da maioria dos brasileiros, as guerras costumam ser vistas hoje como fatos mais relacionados ao cotidiano de outros países. Mas houve um tempo em que o Brasil se transformava à custa da violência.

Apesar da imagem pacífica do povo brasileiro, os registros históricos mostram que ele não deixou de se envolver em conflitos.

Das guerras externas -como a do Paraguai (1864-1870) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)-aos confrontos internos, como a Revolução Constitucionalista de 1932, as imagens testemunham eventos desde o século 19 até os anos 1950.

Fundação Getúlio Vargas/CPDOC
Soldados brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial
Soldados brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial

A obra está dividida em cinco seções temáticas ("Guerras e Batalhas", "Confrontos e Registros Oficiais", "Império", "República Velha" e "Era Vargas").

Alternam-se nas páginas imagens registradas por anônimos e cliques de pioneiros como Marc Ferrez (1843-1923) e Claro Jansson (1877-1954). Muitas delas, vale ressaltar, foram feitas sob encomenda -para legitimar a ação dos vencedores.

A coleção, dedicada a apresentar algumas das fotografias mais importantes realizadas no país entre 1840 e 1960, tem 20 volumes. O resultado da compilação de grandes acontecimentos e cenas comezinhas é uma história ilustrada do país, uma narrativa do cotidiano através da fotografia.

As cenas foram captadas por fotógrafos que entraram para a história como testemunhas oculares e protagonistas da consolidação da técnica como arte no Brasil.

O conjunto de cerca de 900 imagens da coleção é oriundo dos principais acervos do país, como o do Instituto Moreira Salles (apoiador da coleção), o do Arquivo Público do Estado de São Paulo e o da Fundação Pierre Verger.

Editoria de Arte/Folhapress

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página