Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

25/03/2012 - 08h37

Fotos da industrialização brasileira são destaque da Coleção hoje

DE SÃO PAULO

Um passeio visual pelo processo de formação do parque industrial brasileiro é o destaque do décimo volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil, que chega hoje às bancas.

A industrialização brasileira é vista pelos historiadores como um fenômeno tardio. Depois de iniciativas isoladas, seria apenas no século 20 que se veria as chaminés substituindo os arados.

O processo de industrialização coincide com as levas de imigrantes que chegavam ao país e foi decidido por fatores externos.

Arquivo Público do Estado de São Paulo
Juscelino Kubitschek visita fábrica de automóveis, em foto de 1956
Juscelino Kubitschek visita fábrica de automóveis, em foto de 1956

Seja com o estopim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando a dificuldade de importação aumentou a demanda por artigos nacionais, ou durante a Segunda Guerra (1939-1945), quando a industrialização seria a única alternativa e passou a se tornar uma prioridade.

A obra está dividida em quatro seções temáticas, que acompanham a diversificação industrial no país: "A Indústria", "Do Início até a Diversificação", "Primórdios" e "Modernização".

A coleção, de 20 volumes, traz um conjunto de cerca de 900 imagens, oriundas dos principais acervos do país, como o do Instituto Moreira Salles (apoiador da coleção), o do Arquivo Público do Estado de São Paulo e o da Fundação Pierre Verger.

Editoria de Arte/Folhapress

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página