Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

01/04/2012 - 08h39

Cotidiano dos brasileiros do século 20 é destaque da coleção

DE SÃO PAULO

O cotidiano dos brasileiros é tema do 11º volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil, que chega hoje às bancas.

Na Belle Époque, os habitantes das principais cidades brasileiras experimentavam um cotidiano cosmopolita e europeizado, como mostram as imagens deste décimo primeiro volume.

Um conjunto de imagens que registra o cotidiano dos brasileiros desde o início do século 20: das novas tecnologias, como a luz elétrica, o telefone, o gramofone e outras invenções, aos pequenos hábitos de família, tudo era devidamente captado pelas lentes de atentos fotógrafos.

A transformação de São Paulo de vila em metrópole foi fartamente documentada. No Rio de Janeiro, a construção de largas avenidas, como a Central (futura Rio Branco), foi objeto de interessantes registros. Os novos tempos, marcados pelo otimismo, estavam presentes também nos lares.

Arquivo/Folhapress
Moças conversam em um café durante a Exposição Nacional, em foto de 1908
Moças conversam em um café durante a Exposição Nacional, em foto de 1908

A obra está dividida em cinco seções temáticas, que acompanham o dia a dia ("O Espaço Público", "O Lazer", "O Trabalho", "A Vida em Família" e "A Infância").

A coleção, de 20 volumes, traz um conjunto de cerca de 900 imagens, oriundas dos principais acervos do país, como o do Instituto Moreira Salles (apoiador da coleção), o do Arquivo Público do Estado de São Paulo e o da Fundação Pierre Verger.

Editoria de Arte/Folhapress

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página