Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

PUBLICIDADE

08/09/2012 - 10h05

Coleção redescobre a beleza da poesia irreverente de Hilda Hilst

DE SÃO PAULO

Irreverente Hilda Hilst (1930-2004) sempre foi, mas foi através da poesia que a paulista transitou pelos segredos da alma feminina.

"Exercícios" apresenta oito anos (de 1959 a 1967) da produção poética da autora. Alguns desses títulos tiveram uma publicação independente e outros apareceram pela primeira vez nessa antologia publicada originalmente no fim da década de 1960.

O livro é o 24º volume da Coleção Folha Literatura Ibero-Americana, que chega às bancas em 16/9.

A coletânea mostra um momento importante da produção de Hilst, quando ela ainda não havia se aventurado na prosa e buscava uma poesia encharcada de lirismo.

Em alguns títulos, como "Trovas de Muito Amor para um Amado Senhor", a autora constrói poemas inspirados na literatura medieval.

Além da temática amorosa, marcante em praticamente todos os seus livros, a poeta procura aqui efeitos de musicalidade para seus versos.

Hilst escreveu sobre "os olhos de cães", que entendem sem entender e exprimem o silêncio.

A poeta viveu seus últimos anos em uma chácara chamada Casa do Sol. Recusava o feminino "poetisa", por associar o termo à uma fragilidade oposta ao que ela buscou se tornar.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Livraria da Folha

Malcolm X

Malcolm X

Manning Marable

Comprar
Inferno

Inferno

Dan Brown

Comprar
Louco por Viver

Louco por Viver

Roberto Shinyashiki

Comprar
Todo Aquele Jazz

Todo Aquele Jazz

Geoff Dyer

Comprar
Francisco

Francisco

Andréas Englisch

Comprar

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Auto DVD Player Auto DVD Player Equipe seu carro a partir de 12x de R$ 20,18

Perfumes Perfumes Importados a partir de R$ 39

Câmera Digital | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página