Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
02/05/2007 - 02h30

Octavio Frias de Oliveira, trabalho no canavial, publicidade

"Um homem que desaparece aos 94 anos, depois de honrar o jornalismo brasileiro por longo tempo e criar um grupo como a Folha, com a licença do mestre Rosa, não morreu, 'encantou-se'."

JORGE CORTAS SADER FILHO (Niterói, RJ)

"Meus sentimentos de condolências pela morte de Octavio Frias de Oliveira, a quem aprendi a admirar ao tempo em que trabalhei na Folha, entre meados dos anos 60 e o início dos 70. Ele prestou, através do jornal, um extraordinário serviço à modernização da mídia impressa e à construção da democracia no país. Somos gratos por isso."

JOSÉ ÁLVARO MOISÉS, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

"Quero registrar meu profundo pesar pelo passamento do jornalista Octavio Frias de Oliveira e externar minhas condolências à sua família e ao pessoal da Folha. A história registrará a grande importância de Octavio Frias de Oliveira na construção de uma imprensa séria, digna e democrática."

JOSÉ AFONSO DA SILVA (São Paulo, SP)

"O Brasil perdeu um empresário de visão, realizador e inovador, que nos deixa lições fundamentais, principalmente sobre a importância da ética, da independência e dos ideais de liberdade e democracia."

HUMBERTO BARBATO, presidente da Abinee _Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (São Paulo, SP)

"A Sociedade Brasileira de Cancerologia, que sempre teve o apoio de Octavio Frias de Oliveira quando o assunto era a prevenção e a busca da cura do câncer em nosso país, também está de luto pela morte de seu grande amigo."

RICARDO CESARINO BRANDÃO, secretário-adjunto (São Paulo, SP)

"Além das razões sensíveis que Gilberto Dimenstein traz em seu belo artigo 'Professor doutor Frias', é preciso falar também dos feitos de Octavio Frias de Oliveira do lugar da cidadania e da academia de forma entrelaçada.
Assim, há o pesar e a solidariedade pela perda irreparável. Porém maior é a gratidão à sua família por tê-lo partilhado com a sociedade brasileira, agregando para sempre à sua memória a mesma gratidão por tudo o que fez pelo Brasil."

ROSELI FISCHMANN, professora doutora livre docente da Faculdade de Educação da USP (São Paulo, SP)

"Em nome do Instituto de Arquitetos do Brasil, gostaria de externar nossos sentimentos pelo falecimento de Octavio Frias de Oliveira, um nome que marcou a imprensa brasileira, tanto pela inovação como pela visão democrática.
Saliento ainda sua visão contemporânea e avançada na visão da arquitetura brasileira e principalmente na participação da construção do edificio Copan, de Oscar Niemeyer."

GILBERTO BELLEZA, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (São Paulo, SP)

"A importante atuação de Octavio Frias de Oliveira na modernização e renovação dos jornais brasileiros, realizada por meio da Folha, fica como sua marca perene na imprensa brasileira. Nossas condolências aos familiares e aos profissionais do Grupo Folha, com os votos de continuidade na linha de debates e pluralidade introduzida no jornal por Octavio Frias de Oliveira."

MARIO ERNESTO HUMBERG, presidente do Instituto PNBE de Desenvolvimento Social (São Paulo, SP)

"À família Frias e à Folha, o meu profundo pesar pelo falecimento do senhor Frias.
O contato que tivemos durante o tempo em que trabalhei na Folha deixou em mim a memória de um homem excepcional e uma fonte inesgotável de inspiração."

ELIANE STEPHAN (São Paulo, SP)

"Octavio Frias de Oliveira fez do seu jornal um bem público. Ele nos deixa como legado a prova irrefutável do valor da liberdade de imprensa. Não é pouco e não é banal nos dias que correm."

DEMÉTRIO MAGNOLI (São Paulo, SP)

"Dinamismo e criatividade sempre foram as marcas do senhor Octavio Frias de Oliveira. Ficará uma lacuna importante no jornalismo brasileiro, um homem destemido, forte e com uma vivacidade incrível."

CLAUDIO ZORZETT, diretor do Jornal Destak (São Paulo, SP)

"A direção e os funcionários do 'Jornal dos Sports' lamentam profundamente o falecimento do senhor Octavio Frias de Oliveira e prestam sincera solidariedade à família Frias, a seus amigos e seus colaboradores do Grupo Folha."

LUIZ AUGUSTO VELOSO, diretor de conteúdo do 'Jornal dos Sports' e do 'JSonline' ( Rio de Janeiro, RJ)

"Como leitora, sempre admirei a forma firme como o senhor Frias conduziu os destinos da Folha. Nao tive a honra de conhecê-lo pessoalmente, mas lamento profundamente a sua perda. Minhas sinceras condolências à família."

MARCIA GOLDSCHMIDT, apresentadora, TV Bandeirantes (São Paulo, SP)

"É uma grande tristeza para a imprensa do Estado de São Paulo, quiçá do Brasil, a perda do empresário Octavio Frias de Oliveira. Um homem que definiu o perfil da imprensa nas últimas décadas, um profissional que defendeu, de forma intransigente, a independência e a liberdade de imprensa no Brasil, mesmo durante os anos de chumbo."

PALMIRO MENNUCCI, presidente do Centro do Professorado Paulista (São Paulo, SP)

Veja mais cartas sobre Octavio Frias de Oliveira

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página