Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
15/02/2008 - 02h30

Guga, cartões, Lula, educação, bancos

da Folha Online

Gustavo Kuerten

"Todos os dias, ao ler a coluna 'Tendências/Debates', o brasileiro consegue refletir sobre a realidade em nosso país em todos os segmentos. Mas o artigo do grande pianista João Carlos Martins, sobre o maior tenistas da nossa história, Gustavo Kuerten, demonstra que esta página também pode nos emocionar. Parabéns à Folha por demonstrar, através desse artigo, que jamais podemos perder a esperança."

JANAINA CARVALHO (São Paulo, SP)

*

"Feliz do país que pode contar com a sensibilidade e a garra de dois grandes brasileiros como Guga e João Carlos Martins para representá-lo nas quadras e nas salas de concerto de todo o mundo. Que vocês possam servir de exemplo para os maus brasileiros que conduzem este país. Parabéns!"

CARLOS EDUARDO LEITE GIMENEZ (São Paulo, SP)

-

Cartões corporativos

"Saindo uma CPI mista no Congresso... Que sabores? Meia portuguesa e meia quatro-queijos."

VASCO PEREIRA DE OLIVEIRA (Sertãozinho, SP)

*

"Os comissários do governo estão confundindo (propositadamente) segurança nacional com a segurança de Lula e parentes. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se envenenarem a picanha do churrasco de Lula e ele morrer, como temem os ministros Franklin, Dilma e Jorge Félix, assume o vice-presidente. Na falta dele, o presidente da Câmara; na falta deste, o do Senado, depois o do Supremo --a Constituição prevê isso. É a normalidade democrática. Não há risco nenhum para a segurança nacional. O que põe em risco a segurança nacional é a violência urbana, é o roubo do dinheiro público (nosso, da sociedade), é a impunidade, é o analfabetismo. Era só o que faltava imaginar que hipotéticas e fantasiosas ameaças a Lula ou a dona Marisa, ou a Lurian, colocassem a segurança do país em risco."

SÉRGIO FERNANDO DE ARAÚJO HORA (Rio de Janeiro, RJ)

-

Lula

"Lula está absolutamente certo. Aproveita em grande estilo toda a mordomia da Presidência. Viaja sem parar. Gasta sem limites. Come do bom e do melhor. Vida de marajá. Nós é que estamos absolutamente errados ao aceitar passivamente tudo que vem dessa horda de incompetentes."

GERALDO SIFFERT JUNIOR (Rio de Janeiro, RJ)

*

"A situação da Presidência é insustentável. Gastos milionários, saques em dólares e, agora, notas frias. Tudo sem explicação. Em países do Primeiro Mundo a honra faria com que o governante ou pedisse desculpas a população, ou renunciasse, ou cometesse suicídio. Aqui, afirma que outros sempre fizeram assim, fica entendido que irá continuar e que se danem todos."

UBIRATÃ CALDEIRA (São Bernardo do Campo, SP)

-

Educação

"As propostas definidas pelo governo de São Paulo são um grande passo para o avanço da educação pública brasileira, pois fará com que funcionários se esforcem para que haja uma melhora na educação, seguindo o esquema das escolas de excelência dos países desenvolvidos. Mas, na teoria, possuímos um ótimo modelo em mãos. O que falta é testá-lo na prática em uma escola que possui a maioria dos professores despreparados para lecionar, as salas de aula superlotadas, o desinteresse da maioria alunos, a falta de material didático e outros empecilhos que fazem o desempenho da escola pública um dos piores de todos os tempos.
Para mim, que estou no último ano do ensino médio do ensino público, a escola terá muito trabalho para melhorar seus índices, pois hoje a maioria dos professores estão acomodados intelectualmente, que seria dar a mesma aula de dez anos atrás sem nenhuma mudança sendo que o mundo não é mais o mesmo. Por isso, nós, alunos, deparamos com professores que não lêem um jornal diário ou uma revista por semana, sendo que esses veículos de informação poderiam ser bases para o preparo de uma melhor e mais interessante e produtiva.
Portanto, penso que o professor é como o médico, o médico precisa estar em contato com os novos avanços da medicina, com as novas doenças que aparecem todos os anos e com os remédios e vacinas novos que a indústria cria para que ele não fique ultrapassado em sua profissão; o mesmo ocorre com os professores. Eles precisam conhecer as atualidades, os avanços e as mudanças do mundo para que sua aula se torne adequada aos seus alunos. Por isso a cruzada a favor da melhora da educação se prolongará por anos e anos até chegar a um patamar avançado, formando assim profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho."

PABLO LUIZ DE MOURA SANTOS ROCHA (Juquitiba, SP)

-

Bancos

"Como forma de demonstrar indignação contra os lucros milionários do Itaú, conseguidos porque a maioria do brasileiro está no especial, tomei uma decisão: encerrei a minha conta e fui dar lucro para outro banco (agiota). Mas, na verdade, são todos iguais."

LUCIANO NOGUEIRA (Ribeirão Preto, SP)

*

"O Brasil virou o paraíso terrestre para o setor bancário, diga-se, para os banqueiros. A cada dia que se passa chega a notícia de que este ou aquele banco bateu recorde de lucratividade e ganhou não sei quantos bilhões de reais a mais. A taxa de juros é absurdamente alta.
Enquanto isso, os cidadãos comuns e pobres mortais são obrigados a pagar tarifas bancárias escorchantes, se submetem a filas intermináveis nas agências bancárias e não tem qualquer proteção do Código de Defesa do Consumidor contra os abusos cometidos pelos bancos.
Ou seja, há uma total inversão de valores e vivemos na chamada 'república dos banqueiros', que estão fazendo a festa e deitando e rolando."

RENATO KHAIR (São Paulo, SP)

*

"Itaú, Unibanco, Bradesco... Todos anunciando lucros extravagantes e muita gente estranhando e criticando. É fácil de entender, porém se pensarmos em quanto essas instituições pagaram de impostos para terem esses lucros fabulosos.
Sendo assim, alguém acredita que esse governo um dia pensará em fiscalizar algum banco por essas bandas?"

GERALDO ALAÉCIO GALO (Guarulhos, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página