Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
04/08/2008 - 02h30

Eleições, Protógenes, Ortografia, TVs a cabo, Tortura, Aposentadorias, Fumo, Arte

da Folha Online

Eleições

"Parabenizo a Folha pela série DNA Paulistano. Com certeza, uma grande contribuição para o debate dos problemas da nossa cidade nesta eleição."

GERALDO ALCKMIN (São Paulo, SP)

-

Protógenes

"Parabéns à Folha por não deixar passar em branco as idéias e o exemplo desse símbolo da resistência à corrupção. Pudessem suas convicções ético-filosóficas, ironizadas pelo sr. Tarso Genro, permear ele, Tarso, Gilmar Mendes e aqueles que acham que tudo é dinheiro e que relegam a um papel secundário o compromisso de servir às pessoas, à nação e a toda a humanidade. Herói é aquele que tem coragem para fazer o que tem de ser feito para o bem de todos. Protógenes Queiroz já é a semente viva de uma nova consciência nacional. Cabe-lhe muito bem a frase: 'O túmulo dos heróis é o coração dos vivos'."

ANTONIO R. DE GODOI (Piracicaba, SP)

-

Ortografia

"Não entendi, seguindo o próprio resumo das mudanças ortográficas do artigo 'Novo Houaiss adianta reforma ortográfica', na Ilustrada de 1/8, por que 'alguém' não teria mais acento na nova ortografia. Alguém está desinformado aí."

VALDEMAR KROKER (Curitiba, PR)

-

TVs a cabo

"O artigo de Elvira Lobato ('O futuro das TVs a cabo', 3/8) me surpreendeu de maneira positiva ao revelar que há pessoas com iniciativa como José Siderley Menezes e o monsenhor José Antonio de Lima. Sempre acreditei na concorrência e na dedicação aos nichos de mercado, que costumam ficar de fora das grandes empresas que acabam se tornando monopolistas, impondo ao cliente canais que a maioria paga, mas não vê. Os monopólios parecem prosperar mais no atual governo 'popular que no anterior 'elitista'. Queremos diversidade, preços e opções. Hoje, trocar uma operadora de TV a cabo por outra é 6 por meia-dúzia. E pior, vem aí a Oi para impor o monopólio das teles no país."

FRANCISCO DA COSTA OLIVEIRA (São Paulo, SP)

-

Tortura

"O leitor Walter Dworak Filho (2/8) ocupou o 'Painel do Leitor' para se dizer 'contra' a idéia do ministro da Justiça, Tarso Genro, de julgar os torturadores do regime militar. O missivista informou que punir os torturadores 'será mais um problema', mas não informou para quem. Intuo, porém, que o problema será para os torturadores. Mais adiante, o leitor afirma que a Lei da Anistia 'já resolveu a questão'. Talvez essa 'solução' baste para ele, mas parece-me que é mais fácil de ser aceita por quem seviciou do que por quem foi seviciado. E, segundo Dworak Filho, as indenizações 'multimilionárias' pagas pelo Estado brasileiro a vítimas do regime militar 'bastam'. O dinheiro resolveria tudo. Se for assim, deveríamos criar uma 'tabela de preços' para o estupro de uma filha na frente dos pais, por exemplo, ou para a destruição de partes ou funções do corpo de uma pessoa pela tortura, crimes amplamente cometidos pelos torturadores do regime militar. Ficou-me, porém, uma dúvida: qual será o preço que o sr. Dworak Filho estabelece para sua integridade física e mental ou a de seus entes queridos?"

EDUARDO GUIMARÃES (São Paulo, SP)

-

Aposentadorias

"O presidente Lula, em 2/8, na posse da nova direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, fez um discurso inflamado dizendo que 'esta é a hora de reivindicar salários, aumentos de conquistas e mais direitos trabalhistas', já que 'a economia cresce, os salários crescem e o emprego sobe'. E arrematou: 'Estou falando quase como presente do sindicato, mas é assim mesmo'. Presidente, V. Excia falou, sim, como presidente de sindicato, como líder sindical e 'palanqueiro'. O discurso foi demagógico, inconseqüente, míope e incongruente. Presidente, é fácil incentivar com o chapéu alheio, o dos empresários que suportam a maior carga tributária do planeta. Por que V. Excia. não dá o mesmo tratamento para os aposentados que auferem mais de dois salários mínimos e que contribuíram para a Previdência Social durante mais de 30 anos e que há anos auferem o equivalente a 50% do valor ao qual fazem jus? Por que V. Excia persiste em bradar que, se o Congresso Nacional aprovar um aumento complementar de proventos para os aposentados que ganham mais de dois salários mínimos, ele será vetado? O projeto 58/2008 já foi aprovado no Senado e aguarda a boa vontade do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, para ser votado. V. Excia, depois do discurso no Sindicato dos Metalúrgicos, confirma que vetará a elevação dos proventos dos aposentados que ganham mais de dois salários mínimos? Desperte, presidente! Não partidarize a questão! Seja congruente!"

JUNIOS PAES LEME (Santos, SP)

*

"Antes tarde... Medida simples, segura e de fácil operacionalização está sendo cogitada: a concessão automática de aposentadorias por tempo de contribuição e de idade, dispensando o trabalhador do ônus da prova. Parabéns ao novo ministro da Previdência, deputado José Pimentel. É atribuição do administrador público eliminar exigências burocráticas desnecessárias, que oneram o custo da máquina do Estado e criam dificuldades para o cidadão."

LÚCIO FLÁVIO V. LIMA (Brasília, DF)

-

Fumo

"Saiba a leitora Clarissa Menezes Homsi ('Painel do Leitor', 3/8) que o governo foi sábio em não dar ouvidos à OMS e ao Banco Mundial ao manter alíquota do IPI razoável para o cigarro, viabilizando seu consumo. Quanto menos espaço houver para o consumo de drogas, melhor. Além do recolhimento de impostos do fumo contribuir positivamente para o custeio da saúde, há também a questão de respeito ao cidadão, já que fumar não é proibido."

BOB SHARP (São Paulo, SP)

-

Arte

"Li o artigo 'Retrospectiva de Duchamp é algo muitíssimo absurdo', de Gerald Thomas (Ilustrada, 3/8). Recomendo um curso de história da arte urgente ao articulista. A primeira aula já dou de bandeja ao desafortunado professor: fazer Thomas passar uma tarde inteira ao menos em frente à lousa escrevendo a giz: Portinari não foi medíocre, Portinari não foi medíocre, Portinari não foi medíocre..."

MARCÍLIO GODOI (São Paulo, SP)

-

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página