Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
15/09/2008 - 02h30

Bolívia, Parto, Energia nuclear, Lula, Omissão tucana

da Folha Online

Bolívia

"Evo Morales está querendo botar banca e está se dando mal. Deveria seguir o caminho de Lula, que chegou com um discurso e, graças às constantes metamorfoses, hoje é um americanista de carteirinha. Nada como o embalo da importância e riqueza para acalmar espíritos belicosos."

GERALDO SIFFERT JUNIOR (Rio de Janeiro, RJ)

-

Parto

"A respeito da opinião dada pela leitora Mônica Bara Maia ('Painel do Leitor', 14/9), quero dizer que, sendo médico obstetra com título de especialização em obstetrícia e 15 anos de profissão, estou plenamente de acordo com o colega médico dr. Antonio Carlos Lopes ('Parto normal ou cesárea', 'Tendências/Debates', 12/9). As casas de parto são mesmo uma aberração, a paciente do SUS e seu médico têm que ter direito de optar pelo tipo de parto sem que haja nenhuma pressão externa. Não se pode comparar a infra-estrutura dos países do Primeiro Mundo, em que toda a tecnologia está presente em qualquer parte do país para o uso médico, os quais são bem remunerados. A profissão de obstetriz é importante, sim, para somar ao trabalho médico, pois ela nunca irá substiuí-lo, principalmente porque, ao menor sinal de complicação, é ao trabalho médico que irão recorrer."

CORINTO TEIXEIRA MATTOS, médico obstetra (São Bento do Sapucaí, SP)

*

"Acho que o título do artigo é bem apropriado, porém, o teor não está bem claro, pois o parto normal é uma questão de bem-estar e segurança da mulher e, hoje em dia, o Brasil apresenta índices absurdos de cesárea por falta de conhecimento da população e competência médica em assistir de maneira adequada o parto via vaginal, e não temos grandes redução da morbi-mortalidade materna e neonatal.
Para falar a verdade, quando leio algo escrito por um médico com crítcas em relação ao parto normal e aos profissionais que assistem o parto, fico cada vez mais chocada, pois entendo que o maior medo deles é perder campo, poder e dinheiro, pois, quando a população identifica que existe profissional competente para assistir a gestação e o parto que não é o médico e que na maioria das vezes atende de maneira muito melhor que o médico, ela opta pelo outro profissional, isso é óbvio! Acredito que todos já fomos atendidos por profissionais médicos ruins, não apenas pelo conhecimento técnico, mas também pelas 'características humanistas'.
Então, venho aqui pedir que, por favor, conversem com outros profissionais, enfermeiras obstetras, obstetrizes que assistem a gestante durante o pré-natal e parto, estudem, acompanhem o nosso trabalho, e não simplismente julguem. O médico não é o dono da razão e muito menos é Deus (como muitos se julgam), é um profissional como outro qualquer, que estuda e se capacita para fazer o que faz, como todos os outros."

KARINA FERNANDES, enfermeira obstetra (São Paulo, SP)

-

Energia nuclear

"O ministro Lobão afirma que o governo já se definiu pela construção de mais quatro usinas nucleares além de Angra 3. Artigo de Hervé Kempf do 'Le Monde', de 6/9, traduzido e divulgado pelo UOL, relata o grande crescimento da utilização da energia solar na Europa. O deputado Hans-Josef Fell, do Parlamento alemão, estima que a energia solar tem a capacidade de substituir em algumas décadas a energia nuclear na Alemanha. A energia solar é limpa e segura, enquanto a nuclear é perigosa e deixa dejetos radioativos indestrutíveis. Se a energia solar é viável até na Europa, que tem menor exposição ao sol que no Brasil, por que adotarmos o caminho que aponta o atual governo?"

DAGUZAN CARDOSO DIAS (São Paulo, SP)

-

Lula

"Os dados positivos da economia brasileira, como o anunciado PIB do segundo trimestre do ano, continuam surpreendendo até os mais otimistas, a despeito do cenário internacional pouco favorável. Enquanto isso, nosso presidente saboreia os altos índices de aprovação ao seu governo. E a oposição, por onde anda? Essa mesma oposição, que até bem pouco tempo freqüentava a mídia e bradava aos quatro cantos suas constantes críticas ao governo, chegando até a ensaiar uma surra no presidente Lula, se encolheu e, como não é boba, tem poupado o governo, evitando críticas e ataques mais pesados. Até porque sabe que, em período eleitoral, bater em um presidente bem avaliado pela maioria da população não é uma atitude das mais sensatas. Na caça aos votos, se possível fosse, todos gostariam mesmo é de estar dividindo o mesmo palanque ou fazendo pose ao lado do presidente."

OMENDES GALDINO DE OLIVEIRA (Rio de Janeiro, RJ)

-

Omissão tucana

"No momento mais decisivo da eleição em São Paulo, causa indignação ver Alckmin lutando praticamente sozinho contra candidatos de outros partidos. O governador Serra, FHC e outros tucanos dão um péssimo exemplo deixando não só de ajudar o companheiro de muitas lutas passadas, mas sobretudo abandonando a bandeira do velho PSDB. O saudoso Covas deixou lições e nunca abandonou companheiro e, se estivesse vivo, certamente estaria participando da luta."

ARI REZENDE DE SOUZA E SILVA (Marília, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página