Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
28/05/2009 - 02h30

Brasil, pedofilia, Copa, universidade,

da Folha Online

Brasil

"A quem será que interessa empobrecer a civilização brasileira?
Aposentados sem correção, população sem emprego, sem poupança, sem remuneração do capital que é utilizado para empréstimos públicos e privados. Enquanto isso, do outro lado, políticos com aposentadoria integral, com plano de saúde vitalício após quatro anos, garantia de emprego, fórum privilegiado, verbas extras de todo tipo (passagens, moradia, 14º e 15º salários, 90 dias de férias, verba especial para gabinete, carro oficial à disposição etc).
Vocês já viram esse filme?"

ANGELA BAREA (São Paulo, SP)

*

"Bastou um dia para que, aparentemente, Frei Betto respondesse ao artigo do deputado federal pelo PSOL Chico Alencar --'Com ética e sem vestais'.
Por evidente e pela impossibilidade, não exigimos um Congresso de vestais, pois conforme brilhantemente reconhece Frei Betto, os seres humanos padecem de duas limitações insuperáveis: defeito de fabricação e prazo de validade. Exige-se apenas dos governantes: inteligência, razão e moderação.
E uma ética aristotélica, apoiada num suporte educacional (de toda uma vida) apontando para o bem e pelo exercício da sabedoria prática. Não falamos em títulos, nem em acumulação financeira, mas por conhecimentos e atitudes que permitem ao ser humano distinguir entre as virtudes e os vícios (entre o certo e o errado; tanto pelos excessos como pelas faltas).
Pessoas inteligentes são aquelas citadas pelo frei, que conhecem e realizam o bem/ bom, para si e para os outros.
O filósofo Sócrates já afirmava que apenas o ignorante é vicioso ou incapaz de virtude, pois quem sabe o que é o Bem, não poderá deixar de agir virtuosamente.
Portanto, a atuação dos políticos pautada pelos vícios, não confirma esperteza, mas somente a existência da mais pura ignorância."

ÂNGELA LUIZA S. BONACCI (São Paulo, SP)

*

"Frei Betto, em seu oportuno artigo, nomina garis, faxineiros, auxiliar de serviços gerais e um jovem de 17 anos como exemplos de cidadãos que acharam dinheiro e devolveram aos seus donos. E o que achou menos encontrou o equivalente a quatro vezes o seu salário.
Eu peço licença ao autor do artigo para incluir nesta lista esses anônimos que são os catadores de papel, com suas enormes carroças, num trânsito caótico, na chuva ou no sol, de dia ou de noite, que insistem em nos dar o exemplo: 'Eu não passei para o outro lado', parecem gritar para nós, apesar de todas as dificuldades e adversidades da vida.
Os representantes das cidades de SP, RJ, DF, RS e ES poderiam estampar a foto desses ilustres brasileiros em outdoor, nas ruas e avenidas da cidade, a nos brindar com esse banho de ética."

MARIA ZELANDIA DE LEMOS (Recife, PE)

-

Pedofilia

"Parabéns à psicóloga Mara Gabrilli por expor o assunto assim tão abertamente. A gente está acostumada a ver esse assunto sempre citado no meio do conteúdo, nunca como título da materia. 'Quantos não serão precisos?' e quantas vidas prejudicadas ainda teremos?"

SUELY NEGREIROS (São Paulo, SP)

-

Copa

"Gostaria de parabenizar a Folha pela série de reportagens 'Um país para a copa' (caderno Esporte). Demonstração exemplar do bom exercício do jornalismo em favorecimento dos cidadãos. Desejo vida longa à série e também que ela contagie outros meios de comunicação. A imprensa, como 'quarto Poder', terá papel fundamental para evitar que seja repetida na Copa-2014 a farra com dinheiro público que ocorreu no Pan-2007."

PEDRO VALADARES (Brasília, DF)

-

Universidade

"Sobre a reportagem 'USP fará auditoria na folha de pagamentos' (*Cotidiano, ontem), oxalá o governo de São Paulo faça uma auditoria nas três universidades estaduais, USP, Unesp e Unicamp, não só para saber sobre folha de pagamento mas para saber em que são gastas as verbas de projeto, para saber se os equipamentos comprados estão realmente sendo utilizados, para saber se a distribuição de carga horária prioriza o ensino na universidade ou nas fundações, para saber a quantas andam as eternas licenças médicas etc. Isto é, uma auditoria de A a Z, passando as universidades a limpo, afinal, espera-se que dê ao contribuinte paulista o mínimo de satisfação do que é feito com seu dinheiro."

TIAGO RAIMUNDO DA SILVA (Guaratinguetá, SP)

-

Libanês suspeito

Eu acho que o jornalista Janio de Freitas forçou a barra querendo passar à opinião pública que o 'suposto' membro da Al Qaeda 'escolheu' São Paulo por causa da neutralidade 'simpática' do governo brasileiro ante os países islâmicos etc. etc.
Acho que o jornalista deveria rever algumas reportagens, que podem indicar por que os criminosos escolhem São Paulo para se instalarem.
Vou relembrar alguma notícias:
1) Juan Abadia comprou sua proteção em São Paulo, pagando milhões de dólares a policiais civis.
2) Subsecretário da Segurança Pública de São Paulo foi exonerado por suposto envolvimento com criminosos.
3) Delegacias de São Paulo negociadas por até R$ 300 mil.
4) Policiais envolvidos com a máfia dos bingos.
5) Policiais envolvidos com a máfia dos caça níqueis.
6) Policiais do Detran envolvidos na máfia das carteiras de habilitação.
7) Diretores do Denarc envolvidos com traficantes.
8) Sumiço de mais de 600 kg de drogas nas dependências policiais.
9) Sequestro de traficantes para cobrar resgate das quadrilhas.
10) Secretário da Segurança demitido por suposta falta de competência.
11) Grupos de extermínio das polícias Civil e Militar.
Enfim, acredito que, se há grandes criminosos, terroristas e mafiosos escondidos por aqui é porque aqui a segurança pública é fraca, conforme a Folha noticia.
O Aabdia que o diga. Foram U$ 5 milhões gastos com a cúpula da Polícia Civil. Se não fossem os federais, ele estaria até hoje residindo em Alphaville, tranquilamente."

CID COSTA (São Paulo, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página