Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
17/08/2009 - 02h30

Senado, lei antifumo, Lina e Marina, educação

da Folha Online

Senado

"Brilhante o artigo de Frei Betto, no qual aborda indiretamente e com muita propriedade a falta de ética em nossos quadros políticos atuais.
Utilizando-se do célebre jurista, orador, político e escritor Marco Túlio Cícero, ícone de nossa história e figura ideal para representar todos os que não compactuam com essas práticas lamentáveis.
O exercício da política e das demais ciências exige vocação, uma aptidão natural, qualidade violentada nos bancos escolares e esmagada na estrutura política vigente. Dessa forma, que cada cidadão torne pública as suas 'catilinárias'."

JEFFERSON MALVA (São Paulo, SP)

*

"É de arrepiar como as palavras indignadas de Cícero, proferidas há mais de 2.000 anos, possam ser tão pertinentes aos escândalos protagonizados hoje por José Sarney e seus pares."

RICARDO SCHRAPPE (Curitiba, PR)

-

Lei antifumo

"Prezado sr. Edmur Hebter ['Painel do Leitor', 14/8], não é preciso o senhor se sentir de uma casta inferior e nem precisa se sentir mal ao jogar a ponta do seu cigarro na calçada; basta apagar o cigarro, acondicioná-lo em um invólucro de papel e depositar na lixeira mais próxima. Dessa maneira o senhor estará agindo como um cidadão que cuida da nossa cidade."

EDISON WICHER (São Paulo, SP)

-

Lina e Marina

"Danuza Leão e Elio Gaspari tiveram a sensibilidade para perceber e destacar em seus textos que Lina e Marina são mulheres de grife.
Grifes conhecidas por ética, retidão, caráter, transparência e firmeza. São autênticas e verdadeiras. O que neste nosso país parece ser raridade.
Sem perder a ternura, essas duas feras da mais pura estirpe mostraram que não recuarão, pois não têm medo nem rabo preso.
Com frases emblemáticas de Lina, 'o bom contribuinte se sente um otário', e de Marina, 'perco o pescoço, mas não o juízo', já deu para perceber que não adianta falar grosso com elas. Elas são corajosas."

LEILA LIZ AMADEI PEGORARO (Bauru, SP)

-

Educação

"Segundo os resultados de uma pesquisa coordenada pelo economista/cientista político Martin Carnoy, acima de qualquer suspeita, Cuba pode ser considerada uma ilha de excelência em educação. Uma das razões apontadas para o sucesso educacional cubano, pasmem, é a permanência do regime e de políticos em cargos e governo, aspectos supostamente favoráveis ao controle e à avaliação de gestores e professores envolvidos na atividade de ensino. Como perguntar não ofende: há quanto tempo mesmo os Sarneys da vida política brasileira são governo por aqui? Ok, o regime mudou, mas duvido que a maioria da população tenha definitivamente percebido. E suspeito que é a ideologia a diferença fundamental entre Brasil e Cuba. Ideologia, sim, como falsa consciência, todavia tem umas que servem (ou serviram) positivamente e as que não servem para nada."

ANGELITA MATOS SOUZA (Campinas/SP)

-

Aposentadoria

"Os aposentados jamais devem aceitar essa esmola ultrajante de 7% para quem ainda tem a proeza de ganhar acima de um salário mínimo, oferecida pelo governo em troca da retirada de todos os projetos de recuperação da covarde e duradoura defasagem salarial por que passa a categoria, em trâmite no Congresso Nacional.
Melhor receber os 5% iniciais ou nada do que abrir mão de uma luta que não pode ser dada por perdida, em troca de ofensivos 2% a mais."

HABIB SAGUIAH NETO (Marataízes, ES)

-

Publicidade

"Reprovável a campanha da Arezzo com Juliana Paes e Cléo Pires. Primeiro, porque mais uma vez explora o corpo feminino como produto de mercado. Segundo, porque traz a homossexualidade feminina como conduta praticada pela maioria das consumidoras brasileiras. Terceiro, porque utiliza atrizes heterossexuais, com atual forte influência sobre o público e reconhecidamente tidas como símbolos sexuais, para divulgação da ideia (inclusive nas crianças e adolescentes) de que o sexo pode ser não só casual, mas também praticado ora com homens, ora com mulheres, demonstrando total apoio à banalização da conduta sexual."

PRISCILA ALVES FERREIRA (Curitiba, PR)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página