Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
16/10/2009 - 02h30

Liberdades, Lula, botox, alimentação, parada gay, São Sebastião, trânsito

da Folha Online

Liberdades

"A sra. Helga Szmuk ('Painel do Leitor', 15/10) fez referência ao sr. Luiz Nuzbaum ('Painel do Leitor', 14/10), dizendo que ele é uma pessoa sortuda porque não sabia que existiam vistos de saída --só conhecia os de entrada. E ela conta que saiu, a pé e sem visto, da Áustria nazista e da Hungria comunista.
Para que ir tão longe? Eu tive a mesma sensação do sr. Nuzbaum ao precisar de visto de saída no Brasil, para qualquer viagem internacional, nos anos 70. Lembro-me de ter ficado chocado e com uma sensação estranha e nova de cerceamento da liberdade, que nunca sentira nem na ditadura de Salazar em Portugal, onde morei por 17 anos."

NUNO M.M. MARTINS (Barueri, SP)

-

Antes e depois

"O presidente ('No palanque, Lula ataca político de duas caras', Brasil, 15/10), ao falar dos antecessores de duas caras, não seria 'o roto falando do esfarrapado'?"

APARECIDA DILEIDE GAZIOLLA (São Bernardo do Campo, SP)

-

Botox

"Parabenizo a Folha pela qualidade e abrangência da reportagem esclarecedora sobre os diversos usos terapêuticos da toxina botulínica ('De toxina a remédio', Equilibrio, 15/10).
Embora a Anvisa permita desde 1992 o seu uso terapêutico no Brasil, este tema, infelizmente, ainda é pouco conhecido pela população e até mesmo por muitos médicos, que ainda acreditam que a substância possua apenas indicações estéticas.
Com esta excelente publicação, muitas pessoas que eventualmente sejam portadoras de patologias passíveis de tratamento com a toxina botulínica poderão buscar ajuda em diversos centros de referência em bloqueio neuromuscular espalhados pelo Brasil, tanto pelo SUS como através dos planos de saúde com contratos regulamentados pela lei 9.656/98."

CRISTIANO MILANI, neurologista, especialista em bloqueio neuromuscular e vice-coordenador do Departamento Científico de Neurorreabilitação da Academia Brasileira de Neurologia (Ribeirão Preto, SP)

-

Alimentação

"Mais uma vez as notícias correm o mundo no Dia Mundial da Alimentação (16/10) em relação ao número de pessoas que passam fome no mundo, que já chega a 1 bilhão. E o que é pior: o braço da ONU que trata da fome no mundo não tem iniciativas para buscar um diálogo com os governos para que produzam alimentos para os seres humanos, e não monoculturas de soja e milho para alimentar suínos, aves e bovinos em todo mundo e, em sua maioria, com culturas transgênicas.
O diretor da FAO para o mundo, Jacques Diouf, está no poder há mais de 20 anos, mas há poucas ações positivas, para reduzir essa enorme tragédia que se abate sobre os seres humanos.
Esse é o mundo de hoje, onde os animais são mais bem tratados que os seres humanos, mas, por detrás de tudo isso, está a ganância das transnacionais dos transgênicos, que são quatro empresas e que ainda querem deixar a cadeia alimentar do mundo reduzida a seis produtos: soja, milho, arroz, açúcar, trigo e algodão. Esse é o capital vicioso, que atua sobre os pequenos produtores que produzem em pequena escala e beneficiam a nossa cadeia alimentar, produzindo alimentos saudáveis e sem transgenia.
Com tristeza pelos que passam fome."

JOSE PEDRO NAISSER (Curitiba, PR)

-

Parada Gay

"Uma possível resposta à pergunta sempre feita por membros do PSDB (por que o partido não emplaca no Rio de Janeiro?) pôde ser conferida recentemente na Folha.
Um prefeito tucano ('Prefeito que vetou parada gay diz que 'forasteiros' desrespeitam famílias', Cotidiano, 13/10), numa atitude senil e homofóbica, conseguiu transformar o que seria uma simples parada gay na maior manifestação oposicionista da história da cidade de Duque de Caxias: 100 mil pessoas protestando nas ruas contra a censura à liberdade de expressão!"

CAMILA FERRACINI (São Paulo, SP)

-

São Sebastião

"Em relação à reportagem 'Ibama faz exigências para obra em porto', Cotidiano, 26/9), é preciso esclarecer que, tradicionalmente, baleias frequentam o canal de São Sebastião durante algumas épocas do ano.
Todavia, não há registro de nenhum 'atropelamento' de baleias por navios, muito menos morte; pelo menos ao longo de mais de meio século de operações portuárias (porto público e Tebar). Durante esse período, houve algo como 20 mil entradas e outras tantas saídas de navios de grande porte. Uma série histórica e razoável para refutar tais ilações e especulações, não?"

FREDERICO BUSSINGER, diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião (São Sebastião, SP)

Resposta do jornalista José Ernesto Credendio - Não houve ilação. A reportagem apenas informa que o assunto é uma preocupação do Ibama, que pede mais estudos sobre a presença de cetáceos (baleias e golfinhos) na região. O risco de embarcações para cetáceos é ponto pacífico em vários estudos internacionais.

-

Trânsito

"A proibição aos ônibus fretados de circular pelas vias e bairros centrais da capital, feita pela Prefeitura de São Paulo alguns meses atrás, está mostrando atualmente que foi equivocada. Na realidade, não melhorou o trânsito e ainda provocou um efeito 'orlof': piorou. Os passageiros que vinham de ônibus fretados agora utilizam seus carros, aumentando o número de veículos nos pequenos espaços existentes. Este 'espaço' é o segredo para melhorar o nosso caótico trânsito e não há saída! Temos que ampliar as nossas vias públicas, construir elevados e túneis. Alguém sabe de outra maneira eficiente?"

BENONE AUGUSTO DE PAIVA (São Paulo, SP)

-

Motos

"Motociclista por paixão há mais de 20 anos e médico, estou preocupado com a boa, mas infeliz, ideia divulgada pelo empresário Benjamin Steinbruch ('As motos e as cidades', Dinheiro, 13/10) em relação a proibição das motos circularem nas grandes metrópoles da China. Ideias como esta só mostram o total amadorismo com que o tema, real e sério, deve ser tratado.
A difícil solução, mas necessária, virá com a melhor formação de nossos condutores --tanto motoristas como motociclistas--, leis reais, não mirabolantes e devidamente aplicadas.
Toda sociedade deve ser chamada para discutir esse assunto, e os motociclistas, não sendo encarados como 'irresponsáveis', devem participar desse tema de total interesse para todos, principalmente para o diretamente afetado, tanto pelo risco de acidente como pelo preconceito com que vêm sendo tratados.
Se a China foi utilizada como exemplo, acho melhor utilizar países da Europa, onde a moto faz parte de sua paisagem e cultura há muitas décadas."

ALEXANDRE VELOSO (São Paulo, SP)

-

Honduras na Copa

"Em plena crise política seguida de negociação em Honduras, a Frente Nacional de Resistência --que apoia a imediata volta do cargo da Presidência para o presidente deposto Manuel Zelaya-- se volta contra a paixão dos hondurenhos, que também é o futebol ('Em meio à crise, Honduras vence no futebol', Mundo, 15/10), e se declara publicamente contra a classificação daquele país à Copa de 2010; a nação parou para torcer para a seleção de Honduras.
Não sei se por ingenuidade ou infantilidade política os partidários de Zelaya começam a trocar os pés pelas mãos e, com isso, a perder a solidariedade da sociedade local e internacional.
Desse jeito, por mais que os golpistas estejam desprovidos da razão política e jurídica, fica cada vez mas difícil uma possível volta."

PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

-

Vale

"Quero parabenizar a Folha pelo magnífico editorial 'Assédio na Vale' ( Opinião, 15/10).
Conheci o sr. Frias e fui, algumas vezes, recebido por ele no jornal. Sempre me encantou a sua atitude, não apenas como um grande jornalista, mas, sobretudo, como um cidadão preocupado com o Brasil e com o futuro do país.
O editorial, creio, seria aprovado por ele. É inacreditável que uma empresa como a Vale, que, ao longo dos anos, teve que carregar o peso do Estado, com todos os vícios que caracterizam as estatais, tenha alcançado enorme sucesso imediatamente após a sua privatização, e que hoje o governo brasileiro --investindo no anacronismo-- volte as suas baterias para a reestatização da empresa. E mais grave: usando um empresário bem-sucedido para fazer o 'papel de ventríloquo do presidente Lula'.
O sr. Frias deve estar muito orgulhoso daqueles que deram seguimento ao seu trabalho."

JOSÉ CARLOS ALELUIA, deputado federal pelo DEM-BA (Brasília, DF)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página