Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
06/01/2010 - 02h30

Caças, Boris Casoy, São Paulo, pedágios

da Folha Online

Caças da FAB

"Diante do impasse acontecido entre o relatório da FAB, que optou pela compra dos aviões da sueca Gripen ('Contrariando Lula e Jobim, FAB opta por caças suecos', Brasil, 5/1), e o parecer que contrariou todas as articulações estabelecidas com estardalhaço entre Lula e Sarkozy, seria bom para o Brasil encerrar o assunto com uma solução econômica: desistir da compra. Afinal, temos outras prioridades para cuidar, como os soterramentos de brasileiros por falta de cuidados com a infraestrutura urbana do país."

JOSÉ ELIAS AIEX NETO (Foz do Iguaçu, PR)

*

"A notícia de que a Força Aérea fez a opção pelo Gripen é curiosa por vários motivos. A aeronave sueca tem, em relação ao Rafale, uma quantidade muito maior de aviônicas com tecnologia norte-americana, e o governo ou Congresso dos Estados Unidos podem vetar seu acesso.
O Saab Gripen é, até então, uma aeronave em desenvolvimento. Portanto, seu preço final deve aumentar.
Para um pais continental como o Brasil, um monomotor de alcance limitado parece, do ponto de vista estratégico, um contrassenso. E, por fim, o Saab Gripen foi anunciado em profusão em jornais e revistas de grande circulação, em uma campanha midiática sem precedentes para esse segmento.
Com a palavra, a Força Aérea!"

JOSÉ AUGUSTO ZAGUE (São Sebastião Paraiso, MG)

*

"Talvez eu seja capaz de reconhecer no pessoal da FAB mais condição de definir quem deverá ser o candidato do governo à Presidência nas eleições de 2010, do que em Lula para escolher o melhor avião para a FAB.
Lula escolheu Dilma; escolha política, não técnica. E que fique para a FAB escolher o avião; escolha técnica, não política. Inclusive, porque Lula passa; a FAB fica.
Cada macaco em seu galho. Nesse caso dos aviões isso cai muito bem."

SIMÃO PEDRO MARINHO (Belo Horizonte, MG)

-

Boris Casoy

"'Que merda: dois lixeiros desejando felicidades do alto da suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho' ('Boris Casoy ofende garis ao vivo no 'Jornal da Band'; assista', 'Folha Online', 1/1).
Só acho que não se deve perder tempo reclamando do senhor Boris Casoy, mas sim da Band, pois que nem quando se adoece após uma comida estragada, ninguém reclama à própria bactéria nojenta mas, sim, ao gerente que não dedetiza e/ou higieniza o restaurante."

RENATO FERNANDO (Salvador, BA)

-

São Paulo

"Parabéns pelas cartas dos leitores Otavio de Queiroz e Yvette Kfouri Abrão ('Painel do Leitor', 3/1). Eles resumiram muito bem o que nós pensamos dessa ineficiente e intolerável administração do PSDB. E ainda temos que engolir o 'simpático e eficiente' Serra como candidato a presidente! É demais! Assim não dá!"

NORIVAL MANOEL DE SOUZA (São Paulo, SP)

-

Pedágios

"Continuo lendo diariamente as opiniões dos leitores sobre os pedágios, mas faltam comparações com outros países.
O meu filho trabalhou por dois anos na Califórnia (EUA), sendo que numa de suas férias fui visitá-lo, onde percorremos quase 10.000 km de norte a sul daquele Estado. Nesse passeio, utilizamos estradas de excelente qualidade --sem quaisquer buracos--, não pagamos um único pedágio e nenhuma multa de radares ou de policiais escondidos como os nossos. Constatamos, também, que em qualquer compra que fazíamos pagávamos uma taxa de apenas 8%.
Então, pergunto: por que nossos impostos e taxas já são um dos mais altos do mundo e o retorno não é proporcional?"

ANTONIO JULIO AMARO (São Caetano do Sul, SP)

-

EUA

"Até prova em contrário, qualquer passageiro com destino aos Estados Unidos é terrorista. Em nome da segurança, a revista e as medidas são humilhantes, como apalpar todo o corpo e passar um scanner (raio-x) que revela o que está por baixo da roupa. Durante a viagem o passageiro não pode se cobrir e precisa de permissão para ir ao banheiro. Uma tesoura de unha pode incriminar e levá-lo a interrogatório. Só um alienado político pode levar alguém a passear ou visitar os EUA."

ANTONIO NEGRÃO DE SÁ (Rio de Janeiro, RJ)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página