Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
24/02/2010 - 02h30

Violência, futebol e violência, direitos humanos, Elton John, pedágios, Bolsa Família, políticos, Lula, Universal x Folha

da Folha Online

Violência

"O leitor Lauro Fujihatra ('Violência', 'Painel do Leitor', 21/2) reclama da Justiça pela impunidade do assaltante cuja fuga causou a morte pavorosa do garoto João Hélio. Deve (devemos) reclamar das leis que não permitem ao menor de 18 anos responder como adulto pelos seus atos. A Justiça fez apenas o que podia: cumpriu a lei."

CARLOS ANTONIO ANSELMO GUIMARÃES (Curitiba, PR)

-

Futebol violento

"As cenas das hordas de torcedores irados caminhando para o confronto, urrando palavras de ordem ameaçadoras, remeteram-me, imediatamente, para aquela campanha desagradável e constrangedora de cerveja, que mostra violência e ódio a título de 'garra'. Com soldados guerreiros marchando rumo a Copa do Mundo, vestidos com armaduras medievais, espadas e lanças, como numa batalha de vida ou morte, e que culmina com o treinador da nossa seleção, o Dunga, incitando a tropa e batendo no peito. Nada muito diferente do que realmente aconteceu, mas com mortos e feridos ('Mais um torcedor morre, e futebol se cerca de desculpas', Esporte, 23/2)."

TEREZA RODRIGUES (São Paulo, SP)

-

Direitos humanos

"O leitor Humberto de Luna ('Painel do Leitor', 23/2) tem razão. Para quem formulou e assinou um programa tão abrangente de direitos humanos, é incoerente fazer visitas e gentilezas ao governo cubano, que matou, prendeu e somou tempo sem democracia mais do que as ditaduras militares sul-americanas juntas.
Então, ficamos assim: ditaduras de esquerda podem, ditaduras de direita não; ditaduras civis podem, ditaduras militares não; matar, sequestrar e destruir propriedades são crimes, menos se os autores alegarem que fizeram essas malfeitorias em nome de uma causa de esquerda, como os assassinos Battisti e os refugiados de um tal Exército do Povo Paraguaio.
Essa incoerência levanta sérias dúvidas sobre a honestidade e legitimidade do programa de direitos humanos do governo."

JOSÉ VICENTE DA SILVA FILHO (São Paulo, SP)

-

Elton John

"Em relação à falsa polêmica da frase de Elton John sobre Jesus, acredito que não haja nos evangelhos nenhuma referência à sexualidade de Cristo. Assim, pode-se especular tanto que ele fosse uma coisa como outra. Assim, por que seria ofensivo imaginar que ele fosse gay?"

BENI SUTIAK (São Paulo, SP)

-

Pedágios

"Concordo com os termos da carta do leitor José Edgard Ballesteros Machado ('Painel do Leitor', 22/2) sobre os pedágios paulistas. Se o PT não fosse mais incompetente ainda, certamente o governo do Estado de São Paulo mudaria de mãos nessas próximas eleições."

LUIZ ANTONIO DA SILVA (Ribeirão Preto, SP)

-

Bolsa Família

"Em adendo à carta da leitora Iracema Palombelo ('Painel do Leitor', 23/2), ouvi de um colega de Recife que os fazendeiros estão insatisfeitos com o Bolsa Família, pois não conseguem mais quem trabalhe em suas terras. Seria por que pagam diárias ridículas para quem sua do nascer ao pôr do sol para sustentar seu conforto na praia de Boa Viagem?
Se o Bolsa Família forçar os patrões exploradores a aumentarem os salários já terá sido útil."

CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)

-

Políticos

"Ao elegermos os nossos representantes nas urnas, esperamos, no mínimo, que eles cumpram o que manda a democracia: administrar 'para o povo, pelo povo', pois é o governo do povo.
Mas, infelizmente, em São Paulo os nossos 'dignos representantes' (PSDB e DEM), que são muito bem pagos por nós, não têm o mínimo de 'amor ao próximo', que é o principio básico da humanidade, sem falar em religião. Pensam apenas em seus interesses, jogos de poder e não 'enxergam' o sofrimento de seus representados, a população.
Não podemos perder mais tempo e colocar em prática essa 'tal democracia', extirpando os maus políticos de nossas vidas! Estou me referindo especialmente ao governador e prefeito de São Paulo, pois sentimos na pele esse descaso e incompetência!"

MARIA IZABEL MARTINS DE SOUZA (São Paulo, SP)

-

Lula

"A enorme popularidade de Lula é toda hora invocada, com orgulho, pelos seus partidários. Esquecem-se que o general Emílio Garrastazu Médici também foi muito popular, obtendo aprovação idêntica ao do atual presidente enquanto governava. Só depois se soube o que acontecia nos porões da ditadura enquanto o mesmo dirigia o país."

ENI MARIA MARTIN DE CARVALHO (Botucatu, SP)

-

General

"O general Maynard Marques de Santa Rosa foi exonerado de suas funções porque falou a verdade, e a verdade as vezes incomoda."

JOÃO MARTINS DE CARVALHO (Osasco, SP)

-

Universal x Folha

"A improcedência dada pela Justiça sobre a ação de indenização movida pela Igreja Universal do Reino de Deus não é apenas uma vitória jurídica do jornal Folha de S.Paulo ('Juiz dá vitória à Folha contra Universal', Brasil, 23/2). Materializa-se numa enorme vitória da democracia e da liberdade de imprensa e de expressão consagrada em nossa Constituição Federal.
Todos os verdadeiramente democratas devem comemorar, e não tão somente a Folha."

PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página