Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
05/08/2010 - 02h30

Concursos, Lula, eleições, ficha limpa

DE SÃO PAULO

Concursos

É injusta a lucratividade promovida pelos concursos públicos. Considerando que se submetem ao processo seletivo os jovens, na busca por uma estabilidade, ou os profissionais que já não encontram uma colocação no mercado, é absurdo o valor cobrado pelas taxas de inscrição. Torna-se mais agravante o fato de a aprovação não garantir a convocação do candidato.
Diante dos prazos de validade dos concursos serem cada vez menores, ocorre com frequência o fim da validade do processo seletivo sem ocorrerem as convocações dos aprovados.
Seria louvável a devolução do valor da taxa de inscrição dos aprovados "não convocados", para só então ocorrer a autorização de novo processo seletivo.

ROSIANY POSSATI CAMPOS (Niterói, RJ)

-

Lula

O artigo "O nosso 18 Brumário", de Marco Antonio Villa, reflete com absoluta precisão a situação caótica que se instalou no país em termos de independência moral.
O presidente Lula, aproveitando sua origem humilde, que o identifica com as classes mais pobres do país, e se promovendo de maneira condenável e irresponsável, usando e abusando de todo seu poder demagógico, se instalou como um posseiro nas terras de Vera Cruz. E o pior é que não se vê no horizonte nenhuma nuvem que possa apontar sequer uma réstia de esperança de dignidade para o país.

GERALDO SIFFERT JUNIOR (Rio de Janeiro, RJ)

-

Eleições

Finalmente começarão os debates, mas o que o povo brasileiro pode esperar num confronto de ideias? Será que vamos tirar as nossas dúvidas de quem é o melhor para o nosso país? Ou vamos ver candidatos atacando uns aos outros e sem propostas? Ou, ainda, ver quem realmente tem dignidade e que não foi comprado para atacar determinado candidato em troca de cargos como foi no passado.

REGINALDO DE PAULA (Campinas, SP)

-

Ficha limpa

O ministro do STF Eros Graus afirma que a lei Ficha Limpa é manifestamente inconstitucional. Como engenheiro, entendo que a lei deve estar para o homem e não o homem estar para a lei. A intenção da lei Ficha Limpa é moralizar um pouco, e isto é fundamental.
Por outro lado, quando voto num candidato, é porque já pesquisei muito a seu respeito, levando em consideração mais os seus valores morais.
Jesus Cristo e a maioria dos santos tinham a ficha muito suja para as autoridades da época, e isto jamais tirou os seus méritos pessoais e divinos.
Tomás More foi um superficha-suja para o rei Henrique 8º e sua corte porque não quis pactuar com as suas baixezas.
A verdade é que nunca me arrependo de votar nos meus candidatos escolhidos a dedo.

LUIZ ANTONIO DA SILVA (Ribeirão Preto, SP)

-

Paris

Muito bacana o "passeio" proporcionado pelo colunista Jairo Marques pelos recantos parisienses. A interatividade com seu blog dá um tom luxuoso à coluna, enriquecendo o conteúdo. Sua linguagem intimista e irreverente cativa até o mais carrancudo dos leitores, e é por isso que já me tornei frequentador assíduo.
Quando um jornalista/colunista consegue aglutinar uma legião tão numerosa e cativa de pessoas, estas deixam de ser simples leitoras e passam à condição de fãs. Parabéns à Folha pela iniciativa da coluna.

ROGÉRIO VELOSO DA SILVA (Goiânia, GO)

-

Iraque

O leitor Luiz Carlos de Souza ("Painel do Leitor", 4/8) quer saber como fica o Iraque após a saída dos americanos (se eles algum dia saírem mesmo). Se o leitor ler "A Doutrina do Choque", de Naomi Klein, verá que tudo foi privatizado no Iraque, nas mãos de empresas americanas ou seus associados, com realce para o petróleo. Portanto, estas empresas cuidarão muito bem de seus lucros e, como muitos iraquianos não vão ficar satisfeitos, continuará o caos.

CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)

-

Meninos da Vila

Na noite de domingo, os jogadores do Santos Zezinho, Zé Love, Madson e Felipe, por meio da internet, exibiram um vídeo interagindo com alguns internautas. No momento em que alguns torcedores começaram a apelidar o goleiro e criticar suas atuações, a situação saiu do controle e o mesmo esbravejou: "O que eu gasto com o meu cachorro, de ração, é o teu salário por mês".
A frase é absolutamente pertinente no que diz respeito às diferenças de salários entre o dele e o da grande maioria da população brasileira. Só que ele se esqueceu que as pessoas que ganham a quantia que ele gasta com os cachorros são as mesmas que pagam ingressos, enfrentam filas, polícia e descaso para assistir às partidas de futebol. São essas pessoas que sustentam ele, sua família e até seus cachorros. Mostrando imensa arrogância, o goleiro atesta que é um menino, como os santistas gostam de serem chamados, no sentido pejorativo de imaturidade.

GUSTAVO MATARAZZO REZENDE (Maringá, PR)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página