Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 

05/02/2012 - 11h12

Filme raro com Nelson Rodrigues é redescoberto nos EUA

DE SÃO PAULO

O jornalista e colunista da Folha, Ruy Castro, trouxe em sua coluna "O menos esquecido", publicada no dia 21 de janeiro, a redescoberta de um filme raro sobre o escritor Nelson Rodrigues (1912-1980).

Filmado em 1968, "Fragmentos de Dois Escritores" foi feito pelo dramaturgo João Bethencourt (1924-2006) e traz um pouco do dia a dia e entrevistas com Nelson e com o dramaturgo norte-americano Edward Albee.

O vídeo foi achado pelo historiador da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Carlos Fico, no Arquivo Nacional do EUA.

Vídeo

Segundo Ruy Castro, autor da biografia de Nelson ("O Anjo Pornográfico", Companhia das Letras), as imagens são valiosas porque trazem um escritor "magro, ágil e saudável". O que se distingue muito dos registros gravados no fim da sua vida, com um Nelson cansado e doente.

Entre as cenas, vemos o jornalista em casa, de pijama; escrevendo seus textos na redação de "O Globo"; participando de uma mesa-redonda sobre futebol na TV Rio; entre outras.

A descoberta chega no ano do centenário de nascimento do dramaturgo, que vai ser marcado por diversos eventos, com diversas montagens de suas peças, e uma homenagem da escola de samba Viradouro.

O filme completo pode ser visto no canal "Brasil Recente", de Carlos Fico, no site You Tube.

Divulgação
Nelson Rodrigues está retratado no filme "Fragmento de dois escritores", de João Bethencourt, redescoberto em 2011
Nelson Rodrigues está no filme "Fragmentos de Dois Escritores", de João Bethencourt, redescoberto em 2011
 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página