Descrição de chapéu Café da Manhã

Como será quando a Covid-19 chegar às periferias? Ouça podcast

População das favelas enfrenta, além de questões de saúde pública, desafios econômicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Isolamento social, trabalho remoto e álcool em gel têm sido as armas usadas por muita gente para impedir que o novo coronavírus se espalhe ainda mais. Mas o desafio é bem maior para quem não pode levar o expediente para dentro de casa e precisa dividir um só cômodo com a família inteira.

Uma pesquisa inédita do Data Favela, uma parceria do Instituto Locomotiva e da Central Única das Favelas, apontou que uma semana dentro de casa é o suficiente para 72% dos moradores de comunidades pobres do Brasil não conseguirem manter o padrão de vida. Nessa população, formada por mais de 13 milhões e meio de pessoas, 32% vão ter dificuldade de comprar itens básicos para a sobrevivência, como alimentos.

O Café da Manhã desta quarta-feira (25) trata da dificuldade desta fatia da população brasileira em seguir protocolos de saúde em meio à pandemia. O episódio conta com a participação de dois integrantes da Agência Mural, agência de notícias das periferias que é parceira da Folha: o editor-chefe Paulo Talarico e o repórter Lucas Veloso. Do Rio de Janeiro, a repórter Júlia Barbon comenta o primeiro caso confirmado na Cidade de Deus, maior comunidade da zona oeste da cidade.

Iniciativas de suporte a grupos mais vulneráveis foram reunidas em uma reportagem: confira como você pode ajudar quem mais precisa em meio à crise do coronavírus.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Renan Sukevicius.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.