Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2011 - 17h37

Economia irá crescer entre 4% e 5% em 2012, diz Fazenda

Publicidade

PEDRO SOARES
DO RIO

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta segunda-feira (7) que a economia brasileira irá crescer entre 4% e 5% em 2012, mantidos os parâmetros atuais e sem um novo agravamento da crise europeia.

Tal ritmo, diz, será sustentado mesmo com a permanência do superavit primário de 3,1% do PIB e a meta central de inflação de 4,5%.

O secretário avalia, porém, que é possível atingir uma expansão maior, na casa de 5%, graças à aceleração de programas de investimento do governo, como o PAC 2 e o Minha Casa, Minha Vida 2, que se iniciam agora.

"Será possível se não houver um agravamento da crise", disse Barbosa, após palestra no BNDES.

A previsão de crescimento de 5% em 2012 consta da proposta orçamentária enviada pelo Executivo ao Congresso em agosto. Barbosa não acredita que o número seja revisado para baixo em janeiro, quando o Orçamento volta para o governo após passar pelo legislativo.

Para 2011, Barbosa avalia que o crescimento ficará entre 3% e 4%, dependendo especialmente do ritmo de expansão deste último trimestre. O secretário crê numa aceleração da economia, após uma freada que aconteceu no terceiro trimestre.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página