Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2011 - 13h56

Aprovação da DRU é importante diante da crise, afirma Dilma

Publicidade

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff voltou a afirmar nesta quinta-feira (10) que a prorrogação da DRU (Desvinculação de Receitas da União) é importante para o Brasil diante do cenário de crise econômica internacional.

"A DRU é uma condição para isso que eu chamei de manter a nossa robustez fiscal. Não é dar ao governo liberdade de gasto. É dar ao governo margem de manobra diante de uma crise internacional que se avizinha", afirmou a presidente após cerimônia de sanção do Supersimples, no Palácio do Planalto.

O mecanismo, que vence em 31 de dezembro, permite ao Executivo reservar 20% das receitas orçamentárias para gastar como quiser sem os vínculos das despesas obrigatórias. Dilma lembrou que a DRU vem sendo empregada desde o governo do então presidente Itamar Franco.

"Estranhíssimo seria se diante da crise não se aprovasse a DRU. Há uma crise internacional, não é o governo que inventou isso. Eu li na imprensa [...] que o governo estava inventando uma crise. Eu acho que é absolutamente fantasmagórico achar que o governo inventou a crise da Europa", afirmou.

Ontem, o governo adiou a votação na Câmara do segundo turno da proposta de emenda à Constituição que prorroga o mecanismo. A ideia inicial era votar os dois turnos no mesmo dia, o que é proibido pelo regimento interno da Casa. A oposição recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo que o prazo de cinco sessões de intervalo fosse respeitado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página