Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2011 - 21h19

PT quer que operação Haddad seja exemplo para o partido

Publicidade

CATIA SEABRA
DE BRASÍLIA

O comando do PT divulgou nesta quinta-feira nota em que conclama um esforço pela unidade partidária nas eleições.

Participante da reunião da executiva nacional do partido, o vice-líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirma que a intenção é reproduzir no país o exemplo de São Paulo, onde uma operação foi deflagrada para evitar prévias para a escolha do candidato à prefeitura.

PT ironiza slogan tucano 'yes, we care'
PT defende Agnelo e diz que ele é vítima de 'falsas acusações'

Lançado pelo ex-presidente Lula à disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2012, o ministro da Educação, Fernando Haddad, está fechando um acordo com os deputados Jilmar Tatto e Carlos Zarattini para que desistam da realização de prévia para a escolha do candidato do PT.

Na nota, a direção do PT "orienta a militância a observar as definições sobre tática, política de alianças, normas estatutárias e pontos programáticos aprovados no 4o. Congresso Extraordinário. E conclama a todos(as) para que construam uma forte unidade partidária, o principal instrumento das vitórias do PT".

O parágrafo é endereçado à parte do PT de Belo Horizonte, que defende ruptura com o prefeito da cidade, Márcio Lacerda. Em entrevista, o presidente do PT, Rui Falcão, disse que o interesse é priorizar a política de alianças em vez de ter candidaturas isoladas.

Sobre a participação do PSDB na base do prefeito, Falcão alegou que, em política, não se recusa apoio.

Além de Belo Horizonte, o PT tem nós a desatar em Recife, Porto Alegre, Fortaleza e João Pessoa. Em três deles, há impasse com o PSB.

Integrantes do partido estão contrariados com a ameaça do PSB de lançamento de candidatura em Recife e Fortaleza. Falcão diz que considera "arriscado" o PSB lançar candidatos próprios nas duas capitais, mas que o gesto não representaria uma ruptura com o PT.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página