Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2011 - 07h40

Aeronáutica recomendou aproximação de militares com TCU

Publicidade

RODRIGO VIZEU
DE SÃO PAULO

Militares de alta patente da Força Aérea Brasileira recomendaram a seus subordinados a criação de laços "amistosos" com funcionários do TCU (Tribunal de Contas da União), responsável por fiscalizar a força.

Os documentos, de 2009, são assinados por tenentes-brigadeiros, a mais elevada patente da Aeronáutica.

Os comandantes recomendaram que os fiscais do TCU fossem convidados para "confraternizações" da FAB.

A Folha recebeu a documentação pelo Folhaleaks, canal criado pelo jornal para receber dados e documentos.

Em janeiro daquele ano, o tenente-brigadeiro Neimar Dieguez Barreiro, então secretário de Economia e Finanças da FAB, escreveu ofício em que disse que "cabe alertar" para o "volume cada vez mais expressivo de demandas" do TCU, da Procuradoria e do Judiciário, "tendo por motivação denúncias".

O militar, hoje na reserva, afirmou que, "antevendo (...) auditorias", os militares fossem orientados a "estabelecer contato amistoso" com os secretários do TCU, "convidando-os a eventos". O ofício deu endereços e telefones dos secretários de todo o país.

Em agosto de 2009, o tenente-brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura, novo secretário de Finanças e até hoje na função, enviou ofício ao 4º Comando Aéreo Regional. Defendeu a construção de "laços profissionais e amistosos" com o TCU e que fiscalizações ocorressem em "ambiente de harmonia".

Em nota, a FAB disse que as orientações dos documentos tinham o intuito de alertar os comandantes sobre as "prerrogativas" dos órgãos. A força defendeu as ordens e disse que "a harmonia das relações não pressupõe o comprometimento do profissionalismo".

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página