Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2011 - 15h26

Justiça concede habeas corpus a presidente da Assembleia de RO

Publicidade

FELIPE LUCHETE
MATHEUS MAGENTA
DE SÃO PAULO

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu nesta quarta-feira (7) habeas corpus ao presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo (PTB).

Ele havia sido preso no dia 18 de novembro sob suspeita de liderar um esquema de fraude em licitações e contratos públicos no Estado. Segundo a Polícia Federal, Araújo tinha duas empresas --em nome de laranjas-- que eram favorecidas em licitações de secretarias estaduais.

Ele está preso em um presídio federal de Porto Velho. Mesmo solto, não poderá ainda retomar suas funções no Legislativo --a Justiça também havia determinado seu afastamento do cargo.

Conforme noticiou a Folha, investigação conduzida pela PF e pelo Ministério Público identificou uma espécie de mensalão na Assembleia, com repasses regulares feitos pelo presidente da Casa a sete dos 24 deputados estaduais, com pagamentos de até R$ 60 mil.

Uma deputada chegou a enviar mensagens a Araújo por celular cobrando o "compromisso" com o "dindin". Também por torpedos, ela passou o número de sua conta bancária e depois agradeceu o pagamento.

O advogado do presidente da Assembleia, Nelson Canedo, negou que ele tenha cometido crimes e que ele seja dono das empresas apontadas pela PF.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página