Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2011 - 18h43

Peluso diz que não revisará sozinho decisão do Supremo sobre CNJ

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, disse nesta segunda-feira que não analisará individualmente possíveis recursos contra a decisão do colega Marco Aurélio Mello, que limitou os poderes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

De acordo com Peluso, apenas o pleno da Corte poderá revisar o entendimento do relator.

Em decisão liminar, ministro do STF esvazia poderes do CNJ
Juiz deve ser investigado no seu Estado, diz Cezar Peluso
"Ninguém investiga ninguém", diz corregedora nacional de Justiça

A liminar concedida pelo ministro deve ser levada a plenário na primeira sessão do ano que vem, no início de fevereiro, para que seus colegas avaliem o tema. Até lá, no entanto, as funções da corregedoria do CNJ estarão esvaziadas.

Em decisão liminar, Marco Aurélio limitou a atuação do CNJ nos processos administrativos contra magistrados. A ação é de autoria da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), que acionou o STF contra uma resolução editada em julho pelo conselho.

Logo após a publicação da decisão, a AGU (Advocacia-Geral da União), que defende o CNJ no processo, informou que entrará com recurso ainda nesta semana.

O STF entra em recesso amanhã (20), e o regimento determina que o presidente da Corte deve analisar as questões urgentes. Como tanto Peluso quanto o vice, Carlos Ayres Britto, irão viajar no final do ano, Cármen Lúcia ficará de plantão e Peluso deve reassumir a partir de 10 de janeiro.

O presidente não viu problema no fato de a decisão individual de Marco Aurélio Mello ter saído no último dia antes do recesso, que vai até fevereiro --enquanto isso, vale o entendimento do relator. "Se o regimento interno prevê [esse tipo de decisão], não há por que estranhar nada", afirmou Peluso.

Ao julgar o caso, Marco Aurélio justificou a necessidade de urgência na apreciação do caso porque, desde que foi pautado pela primeira vez, no dia 5 de setembro, o processo esteve por 13 vezes na pauta, sem ser chamado. Peluso justificou o atraso afirmando que há excesso de pautas no STF: "O plenário tem mais de 700 processos, que entram em pauta não 13, mas 50 vezes, e quase todos com pedido de urgência."

Peluso também preferiu não dizer se este será um dos primeiros temas chamados a julgamento no plenário no início do próximo ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página