Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2012 - 13h18

PPS quer convocação de ministros para explicar incêndio na Antártida

Publicidade

DE SÃO PAULO

O PPS vai pedir a convocação dos ministros Celso Amorim (Defesa) e Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia) para debaterem, em audiência pública na Câmara dos Deputados, o acidente que destruiu cerca de 70% Estação Antártica Comandante Ferraz, que abrigava o programa brasileiro na Antártida e matou dois militares e deixou um ferido.

O partido quer discutir também a redução de recursos para o Proantar (Programa Antártico Brasileiro), o menor dos últimos sete anos.

A Comandante Ferraz começou a operar em fevereiro de 1984 e fica numa praia da península Keller, na baía do Almirantado. O complexo brasileiro na Antártida tinha cerca de 2.600 metros quadrados de área construída, incluindo laboratórios, oficinas, garagens para lanchas e embarcações, biblioteca e enfermaria.

No momento do incêndio, estavam na base 15 militares, 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa e um representante do Ministério do Meio Ambiente.

O incêndio ocorreu na "praça de máquinas", onde ficam os geradores de energia. Há um mês começou a funcionar no local um novo gerador, movido a etanol.

O pedido de audiência para debater o programa brasileiro na Antártica vai ser apresentado pelo deputado federal Dimas Ramalho (PPS-SP) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

"O acidente revelou a precariedade de condições de funcionamento da nossa base de pesquisas naquele continente", avaliou Dimas.

Dimas disse que na reunião irá cobrar do governo explicações sobre o motivo da redução do orçamento do programa na Antártida. Segundo revelou a Folha, o valor destinado para o programa este ano é 42% menor do que em 2011, passando de R$ 18,3 milhões para R$ 10,7 milhões.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página