Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2012 - 19h12

MPs continuarão a ser aprovadas sem passar por comissão, diz Vaccarezza

Publicidade

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

A despeito de decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a tramitação de medidas provisórias, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que as MPs continuarão sendo aprovadas sem passar por uma comissão mista no Congresso.

Para o líder, a Corte tomou uma decisão de "reavivar uma coisa que era lei de letra morta". "Essa é uma questão interna corporis. O Supremo não pode se meter nesse assunto", afirmou. "A Constituição não obriga, ela estabelece um rito", completou.

Marco Maia diz que STF desconsiderou 'trâmites' do Congresso
Supremo revê decisão sobre Instituto Chico Mendes após pedido da AGU
STF dá dois anos para Congresso 'recriar' Instituto Chico Mendes
Decisão do STF sobre MPs traz 'insegurança jurídica', diz líder

Questionado se sua declaração significava um enfrentamento, o petista afirmou que estava apenas "dizendo o que vai acontecer" devido ao rito da Casa. "Qualquer pessoa que entende do rito do parlamento sabe que isso vai acontecer".

O petista ironizou ainda o recuo do Supremo sobre o assunto: "Se o Supremo entender que deve tornar inconstitucional uma medida, decida. Se eles decidirem errado, eles voltam atrás, como voltaram. Quem voltou atrás não fomos nós."

Na semana passada, a Corte decidiu que as MPs precisam passar por uma comissão mista de deputados e senadores antes de ir a voto nos plenários das duas Casas.

O problema é que essa regra constitucional sempre era ignorada pelos congressistas, que votavam as MPs diretamente nos plenários.

Em um primeiro momento, a Corte entendeu que isso valeria para todas as medidas, inclusive as que já haviam sido analisadas e transformadas em lei. No dia seguinte, no entanto, recuou e determinou que a regra terá validade daqui para frente. Isso devido ao risco de que fossem declaradas inconstitucionais as MPs já aprovadas pelo Congresso.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), também já havia considerado a decisão do Supremo como ªmuito difícilº de ser cumprida, já que o prazo de análise na comissão mista é de 14 dias. Para o petista, o Judiciário "desconsiderou" os trâmites políticos do Congresso.

Uma emenda constitucional tramita na Câmara mudando o rito de tramitação das medidas provisórias. O relator da proposta e presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), disse que apresentará o relatório sobre o caso no final do mês após conversar com líderes partidários.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página