Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2012 - 16h33

Oposição propõe sub-relatorias em CPI do caso Cachoeira

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), líder do partido na Câmara dos Deputados, propôs nessa segunda-feira a criação de quatro sub-relatorias para a CPI do caso Carlinhos Cachoeira.

Cachoeira negociou mansão em Miami e avião, segundo PF
Em CPI, oposição quer saber se Cachoeira financiou campanha de Lula em 2002
Senador Demóstenes Torres negociou dívida pela Delta, diz PF
Temer diz que governo espera 'sobriedade' na condução da CPI
Perillo é citado como 'irmão' por aliado de Cachoeira
Entenda o caso Cachoeira, que será alvo de CPI no Congresso

A proposta deve ser apresentada na primeira reunião da CPI, ainda sem data definida. Os partidos tem até amanhã para indicar os componentes da comissão.

A ideia, de acordo com Bueno, seria dividir as áreas de investigação da CPI para cada uma das sub-relatorias, já que o esquema de Cachoeira envolvia não somente os jogos ilegais, mas também casos de tráfico de influência, lavagem de dinheiro, propinas e superfaturamento de obras públicas.

As sub-relatorias, segundo ele, teriam sido adotadas na CPI dos Correios, que investigou o escândalo do mensalão em 2005. Ainda segundo Bueno, a proposta evitaria que os trabalhos da CPI ficassem concentrados nas mãos dos governistas.

"Com as sub-relatorias, a oposição também poderia atuar em postos de destaque da comissão e contribuir para que se esclareça todos os detalhes desse escândalo. E, não custa lembrar, CPI é um instrumento das minorias".

Tradicionalmente, os principais cargos das CPIs são reservados aos partidos com as maiores bancadas no Congresso. O PMDB, maior bancada na Câmara e no Senado, indicou o senador Vital do Rego (PMDB-PB) para a presidência da comissão. Pelo acordo entre os partidos, a relatoria ficará com o PT, que ainda não definiu o seu indicado.

O CASO

A CPI vai investigar a relação do empresário de jogos ilegais Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos, servidores públicos e empresários.

Cachoeira, foi preso no dia 29 de fevereiro, durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que desarticulou organização que explorava máquinas de caça-níqueis no Estado de Goiás. Escutas realizadas pela PF revelaram o envolvimento de políticos como o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO, ex-DEM) e o governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB).

Outras gravações revelaram o envolvimento de servidores públicos do Incra e de funcionários dos governos estaduais de Goiás e do Distrito Federal, além de suspeitas de favorecimento à construtora Delta, maior recebedora de recursos do governo federal nos últimos três anos e que teria enviado dinheiro para empresas fantasmas de Cachoeira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página