Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2012 - 21h41

Com PMDB dividido, Greca lança pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

O ex-prefeito e ex-deputado federal Rafael Greca (PMDB) lançou, nesta quinta-feira (10), sua pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba, em evento com cerca de 800 pessoas.

Apesar da lotação do auditório, o PMDB local está dividido: parte dos peemedebistas defende uma aliança com o atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB). Dizem ser "90%" dos delegados que, em junho, votarão se o partido irá de candidatura própria ou fará coligação nas eleições deste ano.

"Essas são as sereias que querem que o PMDB se esborrache no rochedo do Palácio Iguaçu --sede do governo do Paraná", afirmou Greca, a respeito dos opositores à sua candidatura.

Ducci é aliado do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), de quem era vice-prefeito até 2010 e no lugar de quem assumiu a prefeitura.

Para os opositores a Greca, a candidatura do ex-prefeito está "fadada ao fracasso".

"É uma candidatura que já nasce morta. Tem a maior rejeição --entre os pré-candidatos--, não tem identidade com o PMDB, a militância não quer trabalhar", diz o deputado estadual Alexandre Curi (PMDB), defensor da aliança com Ducci.

Todos os 13 deputados estaduais do PMDB, segundo Curi, apoiam a reeleição do atual prefeito.

Greca contesta. "Depois da festa desta noite, acho que a vontade --de que eu seja candidato-- também é da população", diz.

Com o PMDB rachado, o ex-prefeito aposta no apoio do senador Roberto Requião (PMDB-PR), atual presidente municipal da legenda, para fazer decolar sua candidatura.

Para Requião, Greca representa "uma candidatura séria" e tem forte apoio da militância.

"Uma parte do partido aderiu ao Beto Richa. Você sabe que o Mastercard compra tudo, menos a legenda do PMDB", disse o senador, sobre o apoio de parte dos peemedebistas a Ducci.

Greca ficou em quarto lugar na última pesquisa Ibope, com 7% das intenções de voto e rejeição de 49% do eleitorado -dados que o político contesta.

"O Ibope somou rejeições minhas, do Jaime Lerner [ex-prefeito de Curitiba e seu antigo aliado], do Requião... Eu fiquei tão rejeitado quanto Hitler depois da guerra. Essa festa --o lançamento da pré-candidatura-- é para mostrar que isso não existe."

A convenção que definirá o posicionamento do PMDB de Curitiba nas eleições será em junho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página