Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2012 - 14h39

Grupo de Pimentel vence disputa petista em BH e indica vice de Lacerda

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

O PT de Belo Horizonte escolheu no domingo (10) o deputado federal Miguel Corrêa Jr. como pré-candidato a vice na chapa do prefeito Marcio Lacerda (PSB), que tentará a reeleição neste ano.

O escolhido integra o grupo político do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento Econômico), que novamente venceu a disputa interna contra o grupo de Patrus Ananias, ex-ministro da gestão Lula.

A escolha de Miguel não atende totalmente aos interesses de Lacerda, que havia declarado que queria um vice "leal" e que não fosse pré-candidato.

Miguel tem interesse em disputar a vaga de prefeito daqui a quatro anos.

A declaração de Lacerda também se referem a situação que enfrenta com o atual vice-prefeito, Roberto Carvalho, presidente do PT-BH, que sempre quis ser candidato.

Carvalho faz oposição ao próprio governo, segundo Lacerda.

Questionado sobre a declaração de Lacerda, Miguel pregou "harmonia na relação política com o prefeito" e disse que ninguém constrói sozinho uma candidatura a um cargo do Executivo.

A coligação formada por PT e PSB é integrada também pelo PSDB, numa insólita aliança costurada pelo ministro Pimentel e pelo senador tucano Aécio Neves, em 2008.

A escolha de Miguel agrada ao PSDB, que o considera o petista de melhor trânsito entre os tucanos, se considerados os demais candidatos da prévia deste domingo.

O encontro do PT de Belo Horizonte neste domingo, realizado exclusivamente para indicar o vice da chapa, teve início com sete nomes na disputa.

Seis candidatos chegaram a aceitar uma proposta de renúncia coletiva em favor do nome de Patrus. O ex-ministro aceitaria ser vice em nome da unidade petista.

O único que não aceitou foi Miguel, que, durante o encontro, falou por telefone mais de uma dezena de vezes com Pimentel, que estava em Brasília.

Com a recusa, dois nomes se mantiveram na disputa contra Miguel. No segundo turno da votação, que contou com 500 delegados, Miguel obteve 60%, contra 40% de Luiz Fortini, candidato lançado por Roberto Carvalho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página