Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2012 - 06h30

Contra Maluf, Erundina ameaça deixar vice na chapa de Haddad

Publicidade

DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA

Indicada há quatro dias como candidata a vice-prefeita de São Paulo na chapa de Fernando Haddad (PT), a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) ameaçou ontem entregar a vaga em protesto contra o apoio de Paulo Maluf (PP-SP).

A reação surpreendeu os petistas e mobilizou o ex-presidente Lula, Haddad e a direção do PSB para tentar demovê-la da ideia.

Haddad diz que crítica de Erundina a apoio de Maluf é compreensível
Maluf afirma que fez aliança com PT por 'amor a São Paulo'
Alckmin diminui importância de aliança entre PT e PP em São Paulo
Erundina questiona apoio de Maluf e critica slogan do PT

Fabio Braga/Folhapress
Fernando Haddad e Luiza Erundina em evento em que PSB anunciou apoio ao petista
Fernando Haddad e Luiza Erundina em evento em que PSB anunciou apoio ao petista

Erundina anunciou a disposição de deixar a disputa aos sites da revista "Veja" e do jornal "O Globo".

"Meu partido tem outros a indicar. Eu pessoalmente não vou aceitar. Vou rever minha posição", afirmou ela à "Veja". "Não preciso ser vice para fazer política."

Ao "Globo", a deputada disse: "É uma situação muito constrangedora. Tenho que rever essa situação. Vou conversar com o meu partido. Meu partido tem outros nomes, não tem problema nenhum. Mas eu não aceito."

A Folha não conseguiu falar com a deputada sobre a ameaça. Depois do ato de Haddad com Maluf, ela disse à reportagem que não tinha intenção de deixar a campanha, mas avisou que não pedirá votos na TV caso o ex-rival apareça na propaganda.

"Não me vejo aparecendo na mesma mídia que o Maluf. Como é que os meus eleitores vão me ver ao lado do Maluf na TV? Eu não vou mesmo."

"Mas isso não vai diminuir em nada a minha disposição de estar junto com o Haddad", ressalvou.

Na ocasião, ela disse que o acordo com Maluf vai tirar votos da chapa e que teria pedido ao seu partido que indicasse outro vice se soubesse da aliança com o ex-rival.

"Lamento não ter sabido disso antes. Se soubesse, ia ponderar com meu partido que talvez fosse melhor escolher outro nome", afirmou.

"Foi um balde de água fria. Essa presença do Maluf vai afastar muita gente. Tem militantes e intelectuais que agora estão decididos a não votar mais no Haddad."

Ela ainda disse que Maluf tem passado "abominável". "Eleitoralmente, Maluf não representa mais nada. Só um passado abominável, de sustentação à ditadura militar."

Para aliados de Haddad no PT, Erundina ficou irritada com o fato de Lula ter posado para fotos com Maluf três dias depois de faltar ao ato com o PSB que formalizou sua escolha como vice.

Ontem à noite, o ex-presidente e o pré-candidato tentavam falar com ela por telefone. O presidente do PSB, Eduardo Campos, também se comprometeu a procurá-la.

"Tem que se dar tempo ao tempo. Não consegui me comunicar com ela adequadamente", disse Haddad. "Preciso sentar com ela, conversar pessoalmente para saber o rumo que ela quer dar."

Para contornar a situação, os petistas acenariam com um aparição pública de Lula com Erundina para lançar o programa de governo do PT.

De manhã, Maluf desconversou sobre as críticas da deputada. "Tenho muito respeito pela ex-prefeita Erundina. Ela foi uma boa prefeita. Uma prefeita correta, decente."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página