Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2012 - 21h41

Fazenda de família de ex-presidente da Valec é invadida em Goiás

Publicidade

DANIEL CARVALHO
DE SÃO PAULO

Uma das fazendas do ex-presidente da Valec José Francisco das Neves, o Juquinha, em Goiás, foi invadida por 83 famílias de sem-terra na última sexta-feira (13).

A fazenda Rio Crixás Gleba Dois tem 3.447 hectares e fica no município de Mundo Novo (415 km de Goiânia).

O imóvel está em nome da mulher e dos filhos de Juquinha e consta na lista de bens sequestrados pela Justiça para eventual necessidade de ressarcimento aos cofres públicos, caso o ex-presidente seja condenado pela suspeita de desvio de recursos na Valec.

Os agricultores que invadiram a propriedade são ligados à Fetaeg (Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Goiás). O presidente da federação, Elias D'Ângelo Borges, disse que a fazenda --considerada improdutiva pelos sem-terra-- foi solicitada ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) há cerca de um ano e meio.

Borges afirmou que a notícia do sequestro da propriedade motivou a invasão que, segundo ele, foi pacífica.

Segundo o presidente da Fetaeg, na mesma ocasião em que se pediu ao Incra a vistoria da Rio Crixás, também foi solicitada a da Fazenda Apoena, de 1.033 hectares. O imóvel, que fica no mesmo município, também está na lista de bens de Juquinha sequestrados pela Justiça.

A Folha mostrou esta semana que a Polícia Federal aponta superfaturamento de mais de R$ 100 milhões no trecho da Ferrovia Norte-Sul que cruza Goiás. Laudos periciais obtidos pelo jornal apontam também indícios de que tenha ocorrido conluio entre as construtoras encarregadas da obra.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página