Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2012 - 18h12

Ibama apreende madeira ilegal transportada em balsa no Pará

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Ibama apreendeu na semana passada duas balsas carregadas com cerca de 850 m3 de madeira irregular no rio Curuatinga, no oeste do Pará.

A madeira transportada em tora tinha como destino final uma madeireira de Belém. Lá, a carga receberia documentos fraudados que indicariam que o material --de extração ilegal-- é um produto regularizado. A ação é conhecida como "esquentar a madeira".

Nelson Feitosa/Divulgação/Ibama-PA
Ibama impede o esquentamento de 850 m3 de madeira ilegal no PA
Ibama impede o esquentamento de madeira ilegal no PA

No Brasil, a madeira só pode ser extraida, beneficiada e comercializada se apresentar documentos que comprovem que seguem as determinações de um plano de manejo aprovado pelo Ibama.

As toras apreendidas no Pará foram extraídas das florestas às margens do Curuatinga sem autorização, região onde não há planos de manejo em execução que produzam madeira legal, segundo o analista ambiental Vinicius Costa, que coordenou a ação.

As balsas foram interceptadas antes que a carga recebesse os documentos fraudados por policiais e funcionários do Ibama. Além de perder as embarcações, os responsáveis pelo transporte irregular foram multados em R$ 255 mil.

"O produto florestal receberia guias fraudadas, vindas de um plano de manejo que integra o esquema ilegal de 'esquentamento' de madeira na região ", explica Costa. As informações são da assessoria de imprensa do Ibama.

A ação ilegal foi flagrada durante fiscalização de afluentes do Rio Amazonas. Essas operações também atua em portos de estocagem de madeira clandestina nas margens dos rios.

As embarcações apreendidas foram escoltadas pelo Ibama e pela Polícia Militar até Santarém.

O material apreendido equivale a 45 caminhões cheios e será doado à Defesa Civil e serão utilizadas em projetos que beneficiem as vítimas das enchentes no oeste do estado.

Divulgação
Balsa com madeira ilegal apreendida pelo Ibama no rio Curuatinga
Balsa com madeira ilegal apreendida pelo Ibama no rio Curuatinga
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página