Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2012 - 15h57

Revelações de detalhes sobre tortura de Dilma intrigam Brasil, diz 'NYT'

Publicidade

DE SÃO PAULO

Detalhes das sessões de tortura sofridas por Dilma na ditadura militar têm intrigado os brasileiros, informa matéria publicada pelo 'New York Times' no sábado (4).

Sergio Lima/Folhapress
Presidente Dilmase emociona durante a cerimonia de Instalação da Comissão Nacional da Verdade, no Palácio do Planalto, em maio
Presidente Dilmase emociona durante a cerimonia de Instalação da Comissão Nacional da Verdade, em maio

Com os avanços das investigações da Comissão da Verdade, muitas informações dos abusos do regime que perseguiu seus opositores políticos, incluindo a presidente, tornam-se públicas e vem "fascinando" o país.

'Nem ódio, tampouco perdão', diz Dilma sobre tortura

Os detalhes revelados pelas investigações abrangem diversas vítimas e algozes, e incluem os nomes dos torturadores de Dilma, como do oficial de reserva Maurício Lopes Lima, 76. Lopes foi um dos alvos de "esculacho", protestos que tiram do anonimato os antigos militares com pichações e buzinaços na frente às suas residências.

A publicação explica a atuação de Dilma na clandestinidade nos anos 1970, com sua atuação na organização de esquerda Var-Palmares, sua relação com o ex-marido Carlos Franklin Araújo e suas passagens pelas prisões militares.

Desde de quando foi eleita, segundo o jornal, Dilma se recusou a fazer papel de vítima, enquanto tomava medidas para aumentar a transparência em relação aos dados dos anos da ditadura no Brasil.

PASSADO

O interesse faz parte da relação delicada com o recente passado autoritário do Brasil, somado à grande popularidade da presidente, que mesmo com a desaceleração da economia tem 77% de aprovação.

Os veículos de comunicação buscam conhecer cada vez mais a vida íntima de Dilma, como seus hobbies, e também os relatos das sessões de tortura que sofreu, diz o jornal norte-americano.

Os depoimentos da presidente sobre as sessões que sofreu vieram a público em junho passado, com a revelação de que ela foi torturada também em Juiz de Fora (MG), além de no Rio de Janeiro e em São Paulo, como já se sabia.

Os relatos de Dilma contam como era a tortura, nas quais ela sofreu com sessões de palmatória, pau de arara e espancamentos.

PERFIL

A personalidade forte de Dilma, diz o texto, chama a atenção dos brasileiros. Seu estilo "linha-dura" e sua fama de fazer chorar até experientes chefes de governo com suas broncas transformou a presidente em alvo de inúmeras sátiras e paródias, algo que seria impensável para um presidente na ditadura militar.

O jornal compara a trajetória de guerrilheira de Dilma com a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, e o presidente do Uruguai, José Mujica, também ex-militantes de esquerda que combateram regimes totalitários em seus países na década de 70.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página