Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2012 - 18h55

Defesa diz que ex-tesoureiro agiu a mando de Valdemar Costa Neto

Publicidade

DE BRASÍLIA

A defesa do ex-tesoureiro do PL e assessor do PR na Câmara Jacinto Lamas sustentou nesta sexta-feira (10) aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que ele não tinha "consciência do caráter ilícito do saque que realizou" e que sempre agiu "a mando de seu chefe o deputado Valdemar Costa Neto [PR-SP]".

Segundo denúncia do Ministério Público, Lamas sacou R$ 1 milhão do valerioduto para o PL. Ele é acusado pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Saiba quem são os acusados
Veja o perfil dos juízes do STF
Entenda o caminho do dinheiro
Leia as defesas dos réus

Para desqualificar a denúncia do Ministério Público, o advogado Délio Fortes Lins e Silva Jr. também questionou a ausência do ex-presidente Lula na ação.

"Não estou aqui dizendo que [Lula] deveria figurar nesta ação. Acredito que ele não sabia. Questiono é a ausência de critério do Ministério Público. Se entre as quatro paredes do Planalto era feita a tratativa, como disse o procurador, quem seria o maior beneficiário do esquema? Seria o chefe do governo, o presidente Lula."

O advogado disse que o raciocínio era para provar a inocência e pedir credibilidade na inocência de seu cliente.

"Existe uma pessoa que disse que Lula sabia de tudo e foi Roberto Jefferson. É tão fácil acreditar em Lula e é tão difícil acreditar em Lamas, um mero subalterno, quando ele diz que não sabia", disse. E completou: "É preciso separar mensaleiro de mensageiro".

Silva Jr. disse que Jascinto "não tinha importância política no partido, e não fazia tratativas licitas ou ilícitas".

Segundo denúncia do Ministério Público, Lamas sacou R$ 1 milhão do valerioduto para o PL, agora PR. Ele é acusado pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

"Quem mandava e desmandava naquele partido e manda até hoje é o deputado Valdemar Costa Neto. Ele controlava da compra de caneta e do café até votações no sentido A ou B. Jacinto era um zero a esquerda", disse o advogado Délio Fortes Lins e Silva Jr.

"O único beneficiário é o Valdemar. Jacinto não recebeu nenhum tostão furado desse esquema."

A defesa de Costa Neto disse hoje no Supremo que o dinheiro repassado do PT ao PL foi acerto eleitoral da campanha presidencial de 2002.

Para o advogado de Jacinto Lamas, a acusação não tem provas da participação de seu cliente no esquema.

"Se o mensalão existiu ou não, eu deixo para que vossas excelências decidam. Se ele existiu, dele Jacinto Lamas não participou", afirmou.

O advogado negou que uma mansão e um apartamento de Jacinto sejam fruto do mensalão.

"Isso é balela, é falácia. Essa tal mansão de Jacinto e o apartamento no Rio recebeu em herança. A Receita Federal nunca autuou ele por seu patrimônio incompatível com seus rendimentos.

Ele negou que o ex-tesoureiro fosse ele entre os integrantes do PL e o esquema.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página