Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2012 - 21h43

Arcebispo de Campinas defende voto com 'compromisso na defesa da vida'

Publicidade

DE CAMPINAS

O arcebispo metropolitano de Campinas (93 km de SP), Airton José dos Santos, divulgou carta em que orienta eleitores a votar em candidatos que tenham compromisso com a "defesa da vida".

De acordo com a carta, a Igreja tem a responsabilidade de "iluminar as consciências dos cidadãos", por isso defende candidatos com "compromisso decisivo na defesa da vida, desde sua concepção até seu declínio".

O respeito ao pluralismo cultural e religioso e o compromisso ético também são itens que devem ser analisados no candidato, segundo a carta assinada pelo arcebispo.

"A consideração é que o candidato, sendo defensor da vida, está indo ao encontro do primeiro direito fundamental da pessoa", disse Santos. "Se não está garantido o direito à vida, todos os outros ficam comprometidos."

O arcebispo disse, no entanto, que a questão do aborto não é prioritária na análise, e sim o conjunto de critérios, que incluem histórico de honestidade, competência, transparência e "vontade de servir ao bem comum".

No texto, Santos menciona ainda que a corrupção "perpassa nossa história política" e está associada a uma "estrutura econômica que acentua e legitima as desigualdades". Por isso, segundo o arcebispo, é necessário estar atento e zelar para que leis contra a corrupção eleitoral sejam aplicadas.

O material sugere o afastamento, durante a campanha, de candidatos que tenham alguma "função de destaque" na paróquia, para evitar "mal-estar na comunidade".

O texto também veta o uso de espaços da paróquia para atividades "que possam denotar privilégio ou proteção a alguma sigla partidária".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página